Como o câncer de próstata metastático é diagnosticado?

Como o câncer de próstata metastático é diagnosticado?

O câncer de próstata metastático costuma ser diagnosticado por meio de biópsia tumoral tradicional, o que frequentemente diz respeito a biopsias ósseas, já que o câncer de próstata metastático costuma se alojar nos ossos da região da bacia.

É um exame invasivo, já que é fundamental que seja feita análise repetida do tecido ósseo. É um câncer secundário ao câncer de próstata, e para fazer o diagnóstico, o médico patologista precisa remover cirurgicamente uma amostra do tecido onde o câncer está alojado, para então analisá-la cuidadosamente e verificar a composição das células.

Se houverem células do tecido da próstata, é diagnosticado como câncer de próstata metastático e na sequência já será indicado o diagnóstico e tratamento do câncer primário, na próstata.

Mas alguns estudos reportados pelo Medscape indicam que também é possível realizar a biópsia líquida em pacientes com câncer de próstata metastático, por meio de um exame de sangue que visa verificar o DNA tumoral circulante. Ao que os testes indicam, é possível ser identificado em 94% dos pacientes com câncer de próstata metastático.

Esse tipo de exame pode fornecer dados sobre alterações genéticas do tumor e ajudar os médicos quanto ao diagnóstico e tratamento adequado, sendo bem menos invasivo que a biópsia comum e permitindo melhor acompanhamento quanto à efetividade do tratamento.

O que é o câncer metastático

O câncer metastático é um tipo de tumor que se origina em uma região, mas suas células danificadas se espalham, o que ocasiona o alojamento em outra parte do corpo. O câncer de próstata metastático, por sua vez, tem sua origem na próstata, mas pode se alojar em outros lugares.

Seus sintomas vão variar de acordo com a região em que se instalou. Por exemplo, se o homem possui câncer de próstata e as células se disseminaram para os ossos pélvicos, ele apresentará sintomas como dor lombar e outros relacionados aos ossos.

É comum a pessoa descobrir primeiro o câncer metastático, para depois descobrir o câncer que o originou. Ele é um câncer secundário.

Tratamento do câncer de próstata metastático

Esse tipo de câncer é tratado, assim como outros tipos, com métodos como radioterapia, quimioterapia, cirurgia, terapia hormonal e/ou biológica.

A escolha do médico pelo tratamento dependerá do tipo de câncer primário, do seu estágio e da localização do câncer metastático; dependerá também da idade do paciente, tratamentos aos quais já foi submetido e o estado geral de saúde do mesmo.

Os tratamentos biológicos costumam ser indicados para o tratamento do câncer de próstata metastático e também para o não metastático, em casos em que a orquiectomia (castração cirúrgica) não é recomendada; também nos casos em que há orquiectomia; além dos casos de câncer de próstata avançado em combinação com análogos do LHRH.

Onde encontrar o medicamento adequado

Se você está nessa situação e não consegue encontrar o medicamento com facilidade, é possível comprar pela internet em sites de farmácias confiáveis, como da Life medicamentos.

Nós, da Life medicamentos, disponibilizamos o serviço de excelência que você precisa, seguindo à risca exigências vigentes dos órgãos de saúde para a manipulação e venda de medicamentos, por um preço que você pode pagar. Acesse nosso site e confira!

2 thoughts on “Como o câncer de próstata metastático é diagnosticado?

  1. Pingback: A importância da prevenção do câncer de próstata - Life MedicamentosLife Medicamentos

  2. Pingback: A importância da prevenção do câncer de próstata Tratamento - Life Medicamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *