Câncer de Mama: O que eu preciso saber antes de usar o tamoxifeno durante o tratamento?

Câncer de Mama: O que eu preciso saber antes de usar o tamoxifeno durante o tratamento?

O tamoxifeno é um tipo de terapia hormonal (endócrina) usada para tratar o câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e em mulheres na pós-menopausa.

Ele também pode ser tomado por homens que têm câncer de mama.

Então, para esclarecer todas suas dúvidas, aqui estão algumas informações que você precisa saber antes de usar esse medicamento.

Como funciona o tamoxifeno?

O hormônio estrogênio pode estimular alguns cânceres de mama a crescer. O tamoxifeno só será prescrito se o câncer de mama tiver receptores dentro da célula que se liga ao hormônio estrogênio, conhecido como receptor de estrogênio positivo.

O tamoxifeno atua em todo o corpo (conhecido como tratamento sistêmico) e bloqueia os efeitos do estrogênio nesses receptores.

Por isso ajuda a impedir que o estrogênio encoraje qualquer célula de câncer de mama a crescer.

Os benefícios da terapia hormonal são menos claros para as pessoas cujo câncer de mama é apenas receptor de progesterona positivo. Muito poucos cânceres de mama se enquadram nessa categoria.

No entanto, se este for o caso, seu especialista discutirá se o tamoxifeno é apropriado ou não.

Se o seu câncer for negativo para receptores hormonais, então o tamoxifeno não será benéfico para você.

Quando o tamoxifeno é prescrito?

O tamoxifeno pode ser prescrito se você tem câncer de mama primário , recorrência ou câncer de mama secundário.

Também pode ser usado para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama em mulheres com histórico familiar significativo da doença.

Câncer de mama primário

É geralmente administrado como tratamento adicional após a cirurgia para reduzir o risco de câncer de mama retornar no mesmo seio ou um novo câncer de mama se desenvolver em qualquer uma das mamas ou se espalhando para outro local do corpo.Isso é conhecido como terapia adicional.

Se você tomar tamoxifeno como parte de seu tratamento para o câncer de mama primário, seu especialista lhe dirá quando é melhor começar.

Recorrência ou câncer de mama secundário

O tamoxifeno também pode ser usado para tratar a recorrência local ou o câncer de mama localmente avançado (conhecido como recidiva regional).

Também pode ser usado se você tiver sido diagnosticado com câncer de mama secundário.

Por quanto tempo devo tomar tamoxifeno?

O intervalo de tempo recomendado pelo qual o tamoxifeno será administrado variará de acordo com as circunstâncias individuais.

As pessoas que estão sendo tratadas por câncer de mama primário geralmente tomam tamoxifeno entre cinco e dez anos.

Se você se tornar pós-menopáusica enquanto estiver tomando tamoxifeno, sua equipe de especialistas pode recomendar que você mude de tamoxifeno para uma terapia hormonal diferente.

Isso pode acontecer depois de dois a três anos tomando tamoxifeno, ou depois de ter tomado o tamoxifeno por cinco anos.

Para mulheres mais jovens que são pré-menopáusicas, o tamoxifeno pode ser administrado isoladamente ou às vezes em conjunto com a supressão ovariana (tratamento para impedir o trabalho dos ovários).

Se você está tomando tamoxifeno para câncer de mama avançado ou para câncer de mama secundário, você normalmente continuará a tomá-lo enquanto estiver mantendo o câncer sob controle.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do tamoxifeno?

Como qualquer droga, o tamoxifeno pode causar efeitos colaterais.

Algumas pessoas terão mais efeitos colaterais do que outras, e algumas não têm nenhum efeito colateral.

Ter poucos ou nenhum efeito colateral não significa que a droga não seja eficaz. Os efeitos colaterais do tamoxifeno geralmente não são graves.

No entanto, para algumas pessoas, elas podem causar angústia e atrapalhar a vida cotidiana. Os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Sintomas de menopausa
  • Alterações na menstruação
  • Retenção de líquidos
  • Corrimento vaginal
  • Indigestão ou náusea
  • Osteoporose

Quais são os efeitos colaterais para os homens?

Homens com câncer de mama podem ter efeitos colaterais similares ao tomar tamoxifeno àqueles experimentados por mulheres, como dores de cabeça.

Uma série de pequenos estudos também observou outros efeitos colaterais, como diminuição do desejo sexual, embora isso tenha se recuperado após o término do tratamento com tamoxifeno.

Veja também: Quais os tratamentos são indicados para o câncer de mama?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *