A vitamina D ajuda na prevenção do Coronavírus?

A vitamina D ajuda na prevenção do Coronavírus? - Life Medicamentos - VITAMINA D LIFE BLOG

A pandemia pelo Coronavírus continua aqui no Brasil e, infelizmente, os números continuam crescendo. Mas existem formas de se prevenir como usar máscaras, evitar sair de casa, usar álcool em locais onde muitas pessoas tocam e lavar sempre as mãos. Outra coisa que podemos fazer é melhorar nosso sistema imune e nisso a vitamina D pode ajudar.

Pois é, uma simples, mas importantíssima vitamina, pode ajudar no combate contra a Covid-19. Ela pode ajudar e muito caso você venha a contrair o vírus, pois com um sistema imune fortalecido fica mais fácil do combater a doença.

Saiba mais sobre essa vitamina e como ela pode ajudar consideravelmente na luta contra o Coronavírus. Confira!

A vitamina D ajuda na prevenção contra a Covid-19?

Esse é um erro que muitos podem cometer, mas a verdade é que a vitamina D não ajuda na prevenção da doença.

Entenda que uma das funções dessa vitamina é deixar o sistema imune mais forte e essas células vão precisar trabalhar se entrarem em contato com o vírus da Covid-19. Estar com as doses dessa substância em dia não evitará que você pegue o vírus, mas vai ajudar a combatê-lo.

Quer se prevenir? Então, o melhor a fazer é evitar sair de casa sem necessidade, não ficar em aglomerações, usar máscaras e luvas se possível. Por exemplo, você pode evitar de ir ao banco fazendo suas transações pela internet.

Confira também como um paciente oncológico pode se proteger na pandemia!

Mas por que a vitamina D?

Entre tantas vitaminas, por que justamente a vitamina D está relacionada com o Coronavírus?

Uma pesquisa realizada na Itália, país que sofreu bastante com as mortes pelo vírus, constatou um fato interessante: grande parte dos pacientes internados pela doença estavam com os níveis de vitamina D bem abaixo do recomendado. Isso foi o bastante para que um debate começasse sobre a importância da substância para o sistema imune.

Qual o papel da vitamina D no nosso organismo?

A vitamina D não é apenas um nutriente que podemos encontrar nos alimentos. Ela também pode ser produzida pelo nosso próprio corpo o que faz dela também um hormônio. Trata-se de uma vitamina lipossolúvel e essencial para a retenção não só de cálcio, como também de fósforo nos ossos.

Mas a vitamina D pode ir além. Depois de milhares de pesquisas, os cientistas puderam notar que ela é capaz de reduzir o desenvolvimento de células cancerígenas, também pode ser um poderoso anti-inflamatório e ajudar nos processos infecciosos.

Como a vitamina D se relaciona com o Coronavírus?

De acordo com pesquisas, o impulso que a vitamina D dá ao sistema imune ajuda no combate, principalmente, de problemas no sistema respiratório, um dos mais afetados pela Covid-19. Assim, esse nutriente vem trazendo uma certa esperança ao tratamento.

Mas ainda é muito cedo para afirmar que esse hormônio pode ser usado como um tipo de “medicamento” para o combate da doença. Apesar disso, estudos mais antigos — de 2017 — confirmaram que a suplementação de vitamina D diminui as chances de o indivíduo desenvolver doenças respiratórias.

Assim, o melhor a fazer é manter os níveis dessa vitamina ideais no organismos. Como ela melhora o sistema imune, pode ajudar caso você entre em contato com o vírus.

Como conseguir vitamina D?

Uma das grandes vantagens aqui é que a vitamina D pode ser conseguida totalmente de graça e só precisamos tomar sol. Isso mesmo, os raios solares, ao serem absorvidos pela pele, são o sinal necessário para que o nosso corpo comece a produção de vitamina D. 

Você também pode conseguir o nutriente por meio da alimentação consumindo, por exemplo, os laticínios. Mas, a maior parte vem pela exposição ao sol.

Apenas 15 minutos por dia é o suficiente, mas deve ser nos horários mais adequados: entre as 10 até às 15 horas e não pode usar protetor solar. Você pode proteger o rosto com o chapéu e deixar as outras partes expostas. Também pode dividir esse tempo, por exemplo, em blocos de 5 minutos. O importante é: tomar sol nos horários adequados 15 minutos por dia.

Quer saber mais novidades de como cuidar bem da sua saúde durante a pandemia? Então, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 8 =