Reumatismo: Sintomas e tratamentos

Reumatismo: Sintomas e tratamentos

Dores nas juntas, nas articulações, dor no joelho, nos ombros e em muitos outros lugares do corpo. Esses sintomas fazem as pessoas acreditarem que estão com reumatismo, porém, falar que está com reumatismo é um erro, já que ele não é a doença propriamente dita, mas sim um grupo de doenças. No total, dentro do reumatismo, podemos encontrar 130 patologias, inclusive as que podem afetar o sistema respiratório e gástrico.

Quando se fala a palavra reumatismo, muitas pessoas criam uma expressão de grande preocupação. Elas começam a pensar que vão ficar com as mãos deformadas ou até mesmo que vão precisar de uma cadeira de rodas. Porém, as doenças reumáticas têm tratamento e o paciente pode ter uma boa qualidade de vida. 

Veja um pouco mais sobre essas doenças e como preveni-las. Confira!

Quem pode ter reumatismo?

Apesar de muitos acharem que as doenças reumáticas estão relacionadas aos idosos, esse é um grande erro. Elas podem atingir qualquer pessoa e de qualquer idade. 

No caso dos idosos, a artrose é a doença reumática mais comum. Ela é caracterizada pelo desgaste da articulação próprio da idade, é o desgaste do uso após tantos anos, mas isso não significa que todos os idosos vão ter artrose. Outra doença reumática bastante comum é a gota, uma elevação no nível de ácido úrico no sangue e que atinge, principalmente, o sexo masculino.

Até mesmo as crianças podem sofrer com as doenças reumáticas e um bom exemplo é a artrite reumatoide juvenil. São dores articulares que, quando começam, os pais devem levar os filhos ao pediatra e começar o tratamento. O prognóstico é excelente.

Qual a diferença entre artrose e artrite?

Eis aqui duas patologias que costumam confundir muito as pessoas, especialmente porque possuem nomes muito parecidos, mas elas são diferentes.

Como dissemos, a artrose é muito mais comum em idosos já que é uma patologia que se desenvolve por conta do desgaste. Isso acontece principalmente com aqueles idosos que trabalharam por muitos anos fazendo o mesmo movimento como em fábricas. Já a artrite é um tipo de inflamação que acomete as articulações e pode aparecer em pessoas de qualquer idade, inclusive os mais jovens.

Quais os principais sinais e sintomas?

Como identificar se você, ou qualquer outra pessoa como e amigos e familiares, têm conhecidos? Bom, existem alguns sinais e sintomas que podem ser percebidos facilmente, vejamos alguns:

  • Dores articulares que costumam durar por mais de 6 semanas;
  • Dor quando se estica os braços acima da cabeça;
  • Dor ao pentear os cabelos;
  • Articulações avermelhadas, mais quente que o restante do corpo e inchadas;
  • Dificuldade em movimentar as articulações ao acordar.

Se você tiver 1 ou mais desses sinais e sintomas, procure o reumatologista para uma consulta. Quanto antes o diagnóstico for realizado, mais rápido e mais eficiente será o tratamento.

Como é o tratamento do reumatismo?

O tratamento é feito de acordo com o estágio de evolução. De qualquer forma, o tratamento, na maioria das vezes, precisa do uso de remédios anti-inflamatórios. A cortisona e os moduladores de inflamação são alguns exemplos, pois inibem a produção de uma substância chamada de citocina, encontrada no processo inflamatório.

No caso do lúpus, que também é uma doença reumática, o tratamento já pode ser um pouco diferente. Como estamos falando de uma doença em que o próprio sistema imune ataca os órgãos do corpo, então além dos anti-inflamatórios, os imunossupressores também são utilizados.

É preciso ter paciência com o processo de tratamento do reumatismo, pois ele costuma ser longo. O mais importante é seguir todas as orientações médicas e buscar um especialista ao suspeitar de que você pode estar com alguma patologia reumática.

Quer se manter atualizado sobre os cuidados com a saúde? Então, siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *