Mulher: 5 dicas para manter a mente e o corpo saudáveis

Mulher: 5 dicas para manter a mente e o corpo saudáveis

As mulheres realmente possuem rotinas muito agitadas. Grande parte delas se divide em inúmeras tarefas e papéis ao longo do dia, com atividades sem fim.
E para se manter sempre ativa e dar conta de tudo, a mulher precisa cuidar bem de si mesma. Afinal, com a mente e o corpo saudáveis é possível ter fôlego para conquistar o que se almeja e cuidar de quem se ama.
Por isso, separamos algumas dicas para quem quer se manter sempre saudável. Confira:

1. Foco na alimentação

Um dos primeiros passos para manter o corpo saudável é procurar manter uma boa alimentação, que traga todos os nutrientes necessários para o seu organismo. Uma dieta balanceada faz com que o corpo trabalhe sempre bem, mantendo o sistema imunológico em dia e garantindo o equilíbrio funcional, além de ajudar na manutenção do peso a longo prazo.

A dieta tem influência em vários aspectos da nossa saúde e garante também o bem-estar mental, através de uma boa nutrição do cérebro. A carência de alguns nutrientes também está associada a quadros de depressão e desvios de humor.

A dica básica é procurar se afastar dos alimentos industrializados e ultra processados, bem como diminuir o açúcar e a ingestão de gorduras saturadas.

E para a mulher, uma boa alimentação tem ainda outros benefícios, já que ela normalmente é responsável pela alimentação da família. Não adianta nada exigir que os filhos comam frutas e verduras se você não dá o exemplo. Incluir alimentos frescos na dieta ajuda a melhorar a qualidade da alimentação, garantindo vitaminas e nutrientes e evitando a ingestão de calorias vazias.

Também é importante incluir cereais e nozes no cardápio, além de dar preferência a alimentos integrais, ricos em fibras e naturais e que tenham baixo teor de sódio.

Mas ter uma alimentação saudável é um trabalho diário e é um esforço que compensa a longo prazo, garantindo que sua saúde se mantenha por mais tempo. Por isso, se você não se alimenta bem, procure mudar seus hábitos. Vale procurar orientação de um nutricionista para ter melhores resultados e focar uma mudança orientada.

2. Água para a mulher é fundamental

Manter-se hidratado é muito importante para manter o corpo saudável. A água é fundamental para muitos processos metabólicos, ajudando o organismo a funcionar de melhor forma. Ela é importante na digestão e no processamento dos alimentos, fazendo com que o intestino funcione bem e regularmente.

Também é importante para regular a temperatura corporal e para manter a elasticidade da pele e dos tecidos.

Por isso, é fundamental ingerir pelo menos dois litros de água diariamente. Mas não vale sucos e refrigerantes. Tem que ser água pura, para que os benefícios sejam efetivos.

Para não se esquecer de tomar água, a mulher pode manter uma garrafinha na bolsa. Assim, a hidratação está garantida em todo lugar vá.

3. Mexa-se

O exercício físico é muito importante para manter o corpo saudável . Mas seus benefícios não ficam só no corpo, também se estendem para a mente.

São indicados pelo menos 30 minutos de exercícios por pelo menos 3 vezes por semana para a mulher ter uma rotina saudável e ser considerada uma pessoa ativa.

Impossível separar este tempo na agenda? Então, procure encaixar as atividades físicas em momentos ociosos do seu dia, como uma pequena caminhada, por exemplo.

Ou mesmo alterar sua rotina para movimentar mais o corpo, como descer do ônibus alguns pontos antes do habitual para caminhar ou subir de escada ao invés de usar o elevador.

Busque priorizar atividades que te deem prazer para que o exercício não seja encarado como uma obrigação e traga ainda mais benefícios. O exercício é importante não só para saúde do corpo, mas também ajuda mantendo a mente saudável , já que o exercício físico libera endorfinas diminuindo o estresse.

Sem falar que atividades em grupo também são ótimas para socializar e aumentar seu círculo de amigos.

4. Desacelere

O descanso é fundamental para manter a mente saudável , contribuindo com a saúde em geral, mas muitas mulheres andam a beira da exaustão completa. Um dos desafios da mulher moderna é desacelerar de vez em quando, tanto mental quanto fisicamente.

Estar sempre num ritmo alucinante com mil coisas na cabeça e várias tarefas a serem feitas, afeta muito o sono, e ajuda a alimentar o ciclo do cansaço. Por isso, é fundamental saber priorizar o que é importante e o que é urgente e lidar com isso da forma certa.

Para que o cansaço não se torne um estresse crônico e vire um problemão para seu organismo, nada como cultivar bons momentos de ócio e diversão e descansar de verdade.

Atividades que te tragam bem-estar físico e mental para a mulher são ótimas válvulas de escape, como meditação ou hobbies. Vale qualquer atividade relaxante e que te ajude a sair um pouco do seu ritmo e dar uma sossegada. Isso ajudará a manter seu corpo saudável e sua mente equilibrada.

5. Cuide das emoções

As nossas emoções afetam muito a nossa saúde e devem ser levadas a sério. É preciso buscar equilíbrio interior e aprender a lidar com as emoções e com os momentos que estamos vivendo para eles não afetarem negativamente e prejudicarem nosso bem estar físico e mental.

As pressões do dia a dia podem trazer sentimentos inquietantes que acabam com nossa paz e afetam a mente.

Não só para a mulher sentimentos como angustia, aflição, tristeza fazem parte da vida, mas algumas vezes podem afetar nossos organismos. Por isso, é importante administrá-los para que não somem e virem uma condição mental mais séria, como ansiedade e depressão.

Se você estiver passando por uma situação difícil e que precise de apoio emocional, não espere para buscar ajuda. Busque o suporte de uma pessoa de confiança e abra seu coração.

Grupos de apoio, terapia, meditação, aconselhamentos pastorais são ótimas formas de ter ajuda para lidar com suas emoções e manter sua mente saudável.

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