Combate a anemia: a importância de estimulantes para formação de glóbulos vermelhos

Combate a anemia: a importância de estimulantes para formação de glóbulos vermelhos

A hemoglobina é composta de quatro moléculas de proteína (cadeias de globulina) que são conectadas. A molécula de hemoglobina normal adulta (Hb ou Hb abreviada) contém duas cadeias de alfaglobulina e duas cadeias de betaglobulina. Em fetos e lactentes, as cadeias beta não são comuns e a molécula de hemoglobina é composta de duas cadeias alfa e duas cadeias gama. À medida que a criança cresce, as cadeias gama são gradualmente substituídas por cadeias beta, formando a estrutura da hemoglobina adulta.

Cada cadeia de globulina contém um importante composto de porfirina contendo ferro denominado heme. Incorporado dentro do composto heme é um átomo de ferro que é vital no transporte de oxigênio e dióxido de carbono no nosso sangue. O ferro contido na hemoglobina também é responsável pela cor vermelha do sangue.

A hemoglobina também desempenha um papel importante na manutenção da forma dos glóbulos vermelhos. Em sua forma natural, as células vermelhas do sangue são redondas com centros estreitos que lembram um donut sem um buraco no meio. A estrutura anormal da hemoglobina pode, portanto, romper a forma dos glóbulos vermelhos e impedir a sua função e fluxo através dos vasos sanguíneos.

Resumindo: a hemoglobina é um componente essencial do seu sangue. Sua principal função é ajudar a transportar oxigênio de seus pulmões para as células de seus órgãos. Isso fornece energia à célula para desempenhar suas funções de maneira otimizada.

Um baixo nível de hemoglobina também pode levar a fadiga extrema, hematomas, desmaios e, em alguns casos, falta de coagulação do sangue. Normalmente, uma baixa contagem de hemoglobina é devido à deficiência de ferro, ou seja, anemia. No entanto, existem outras razões para isso também, como dieta excessiva, um estilo de vida pouco saudável, algumas doenças e cânceres. É essencial que você visite um médico para obter um diagnóstico mais preciso da causa.

Se o seu baixo nível de hemoglobina é devido a uma dieta deficiente em ferro, você pode – e deve – manter uma dieta que consista em vegetais de folhas verdes escuras como couve. Aumente sua ingestão de feijão, frutas secas e ervilhas. Se você não é vegetariano, pode ter mais opções. Coma mais ovos, frango, peixe e carne vermelha (fígado, por exemplo).

Mas lembre-se de que, para absorver o ferro presente neles, você também precisa de uma grande quantidade de vitamina C em sua dieta. Para isso, você precisa incluir mais alimentos como limão, laranja, lima, mangas, tomates e morangos na sua dieta.

Se estes não funcionarem e / ou o seu nível de hemoglobina ainda estiver muito baixo, o seu médico poderá receitar suplementos de ferro como cápsulas ou tônicos.

Visite seu médico regularmente para monitorar seus níveis de hemoglobina. Você precisará passar por um simples exame de sangue em que seu dedo será picado com uma agulha e uma gota de sangue será coletada e testada. Alternativamente, você pode precisar de um hemograma completo para um diagnóstico mais claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *