Alopecia androgenética: o que é e como funciona o tratamento?

Alopecia androgenética: o que é e como funciona o tratamento?

A alopecia androgenética é o que comumente chamamos de calvície, ela afeta muito mais os homens do que as mulheres, e a explicação para isso tem base genética.

A questão é que, a perda de cabelos costuma afetar muito a autoestima da pessoa, e isso prejudica e muito a qualidade de vida de qualquer um.

Hoje existem tratamentos que podem melhorar a situação de indivíduos que já começaram a perder fios, e prevenir aqueles que têm predisposição genética para a calvície.

O que é alopecia androgenética?

A calvície já é uma velha conhecida dos homens. Ela é uma reação ao excesso de hormônios masculinos, como a testosterona, e age no folículo capilar, fazendo com que ele perca a força e os fios comecem a cair.

Outro fator importante que pode levar a esse quadro é a hereditariedade ou a genética. Determinadas características são transmitidas através do DNA, fazendo com que filhos de pais calvos tenham maior chance de desenvolver a alopecia androgenética.

Nos homens ela começa a se expressar mais cedo, geralmente durante a juventude. Como a queda é lenta e contínua, dificilmente é percebida no início. Aqueles que desenvolvem durante a fase adulta, em torno dos 30 anos, podem ser muito beneficiados por tratamentos contra a calvície.

As mulheres só costumam expressar a queda anormal de cabelo após a menopausa. Antes disso, os hormônios femininos atuam como uma barreira nos folículos cabeludos, mas, conforme os níveis abaixam, mais forte passa a ser a carga genética, e mais o ambiente influencia nas características do couro cabeludo.

O indivíduo não deve se preocupar toda vez que notar que o cabelo está caindo, esse é um processo natural. O couro cabeludo está constantemente se renovando, e, diariamente perdemos dezenas de fios de cabelo. Quando você constar que com o passar do tempo a quantidade de fios aumenta drasticamente, procure um dermatologista. Muitas das receitas naturais da internet possuem efeitos colaterais devastadores, e até podem acelerar o processo.  

Como é feito o tratamento?

Quando a calvície tem fatores genéticos, é difícil encontrar uma maneira de reverter. Um dos métodos que está em alta hoje em dia, é o implante capilar, em que bulbos capilares saudáveis são retirados da região da nuca, que não sofre com a queda, e são implantados nas regiões afetadas.

O ambiente também desempenha um papel importante no surgimento da calvície, como o uso de muitos produtos químicos e o uso penteados excessivamente apertados. Nesses casos, é possível ajudar o paciente através de medicamentos que são capazes de inibir a ação de hormônios masculinos no folículo capilar, enquanto estimulam o crescimento de novos fios. Os resultados com esse tipo de medicamento são altamente satisfatórios, variando entre 60% e 80% de sucesso.

Qualquer medicamento deve ser avaliado por um profissional da saúde antes de se fazer uso, no caso da calvície, procure um dermatologista que poderá te dar mais informações e recomendar o melhor tratamento a seguir.

A Life Medicamentos trabalha com produtos de alta qualidade e eficácia comprovada por inúmeros testes laboratoriais. Entre em contato e confira ofertas exclusivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *