Terapia Ocupacional para Idosos

Terapia Ocupacional Para Idosos

Já sabemos que a população idosa está cada vez maior. Alguns países estão precisando mudar o sistema previdenciário e o de saúde para atender a essa nova demanda. E, na área de saúde, a Terapia Ocupacional para idosos ganha um lugar de destaque.

De acordo com o IBGE , em 2060 teremos mais idosos do que adolescentes. Isso porque há um aumento da expectativa de vida por causa  do avanço da medicina e também porque as pessoas estão cada vez mais reduzindo o número de filhos por família. Assim, a Terapia Ocupacional para idosos começa a fazer parte do dia a dia dessa população.

Entenda mais sobre o assunto e veja como essa área da saúde pode ajudar na melhora da qualidade de vida dos idosos. Confira!

O que é Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional é um campo da saúde que se ocupa em manter ou melhorar as atividades da vida diária, especialmente do idoso. Além disso, também trabalha as necessidades biopsicossociais, algo muito importante nessa fase da vida. Há uma relação próxima entre o paciente e o terapeuta e que também pode envolver atividades em grupo.

O Terapeuta Ocupacional visa facilitar o dia a dia do idoso adequando-o ao seu novo estilo de vida. Com o avançar da idade, alguns idosos passam a desenvolver limitações , especialmente físicas, por causa da perda de massa magra, problemas articulares, entre outros. O principal objetivo do profissional é proporcionar autonomia para o paciente.

Quais os benefícios para os idosos?

Muitos idosos acabam abandonando tarefas com o avançar da idade. Isso pode acontecer por diversos motivos como uma queda que pode ter deixado sequelas ou não, mas o medo de fazer algumas coisas e cair novamente pode prevalecer. Às vezes, é a própria família que retira dos idosos algumas responsabilidades em vez de ajudá-los a passar pelas dificuldades de cumprir as tarefas.

É justamente nisso que a Terapia Ocupacional para idosos atua e reforça a capacidade cognitiva e física que essas pessoas possuem. Em uma sociedade em que o idoso é considerado alguém limitado, essa área da saúde promove uma ressignificação desse pensamento. Assim, ela visa a promoção não só do bem-estar físico, mas também do mental e social.

Quando procurar por esse profissional?

Normalmente, as pessoas costumam procurar o terapeuta ocupacional com recomendação médica. Mas, nesse caso, é comum que as comorbidades já estejam mais avançadas, reduzindo as chances do bom prognóstico. Por isso, o ideal é que a terapia seja realizada de forma preventiva e quando o idoso começar a sentir alguma dificuldade, por menor que seja, deve procurar esse profissional.

Como ajudar o idoso em casa?

Muitas famílias ainda não sabem como lidar com os idosos e acabam retirando boa parte das tarefas que eles possuem acreditando que não são capazes. Mas é de extrema importância que eles participem das rotinas da casa dando tarefas que você sabe que podem ser feitas. Por exemplo, um idoso que ainda consegue escrever sem dificuldades, pode ficar responsável por fazer a lista de compras do supermercado.

E, se o idoso mora sozinho, ele precisa ainda mais de orientação. É comum os filhos tomarem as responsabilidades dos afazeres para si, mas é preciso ajudar. O idoso não pode mais dirigir? Mande um táxi ou leve-o aos locais que precisa ir, especialmente aqueles que fazem parte da rotina dele.

A Terapia Ocupacional para idosos não precisa ser feita apenas pelo profissional. Identifique quais são as habilidades preservadas e invista nelas. Por exemplo, se ele gosta de ler e enxerga bem, indicar clubes de leitura pode ser uma ótima ideia. Existem muitos profissionais que atendem a domicílio, o que pode ser a melhor opção para muitos idosos que são acamados, possuem dificuldade em se locomover ou não tenham um meio de transporte próprio.

Quer mais dicas que vão ajudar você a cuidar melhor da sua saúde e de quem você ama? Então, assine a nossa newsletter e siga-nos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *