Compre pelo WhatsApp

Saiba o que é oncologia e qual sua importância

Saiba o que é oncologia e qual sua importância - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - oncologia

Oncologia

É uma parte da ciência que trata do estudo e tratamentos para pessoas com câncer (independente de qual seja), tumor benigno ou maligno.

Dentro desta área, temos diversos profissionais que são extremamente importantes e fundamentais para o tratamento de milhares de pessoas. O câncer é uma doença muito estudada e pesquisada, pois existem diversos tipos e em cada pessoa acontece de uma forma.

Hoje vamos te apresentar mais sobre o trabalho da oncologia, como ela funciona, seus tratamentos e também sobre o especialista que lida diariamente para salvar vidas com câncer. Vamos lá?

O câncer e seus tratamentos

É importante iniciarmos essa conversa sobre o motivo de existência da oncologia: o câncer. Para resumir e simplificar para você, podemos dizer que ele surge quando uma célula do corpo sofre um conjunto de mutações que a fazem se proliferar desordenadamente, invadindo locais onde não deveriam estar e escapando de mecanismos de defesa do organismo.

Saiba o que é oncologia e qual sua importância - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - dloRU6hrnHaX6LUPHFszxZvSz2Gbaxl7upEeLmr8ZeVuCH7Kd6XhAhNNTbDTxmxBhR qaMzAUwXTBh11BTnulukgE y0xjxxeI1C84C SjThXR95
Células cancerígenas atacando célula saudável

São diversos tipos de câncer e cada um acontece de diferente maneira, em diferente órgão ou parte do corpo. Com isso, também existem vários tratamentos oncológicos. Eles se enquadram para diferentes tipos e estágios do câncer. Alguns deles são:

– Cirurgia: É o principal tratamento utilizado para vários tipos de câncer e pode ser curativo quando a doença é diagnosticada em estágio inicial.

– Radioterapia: É o uso das radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor.

– Imunoterapia: O objetivo é potencializar o sistema imunológico, utilizando anticorpos produzidos pelo próprio paciente ou em laboratório.

– Quimioterapia: O tratamento utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais.

O que é oncologia?

Oncologia é a área de estudo e tratamento do câncer e de tumores malignos e benignos, que ocorrem em diversas áreas do corpo.

Os tumores podem ser localizados ou invadir outros tecidos, disseminando-se por todo o corpo. A Oncologia estuda a forma como o câncer se desenvolve no organismo e determina o tratamento mais adequado para cada caso. No Brasil a Oncologia é também chamada de Cancerologia.

Dentro dessa área de atuação existem também os médicos que se especializam na oncologia pediátrica e outros na oncologia adulta. Essa divisão acontece, pois interfere diretamente na análise do caso e tratamentos mais indicados.

Na oncologia, é necessário uma equipe de diferentes áreas da saúde para proporcionar qualidade de vida ao paciente durante o tratamento. Por isso, a oncologia vai muito além do médico e conta com profissionais importantes e que agregam muito nos resultados.

Saiba o que é oncologia e qual sua importância - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - sVVl8WnRNrZkUcPoYpkCETjqXbZOwV3ZJ54R290fbvqsvIOLLDVm25FjL8CRdwqIYpG1h NPplpeBqMGxLU3c8frO1u8yb5vpk9SGRMy4 mU2R2p8YJP47EECRrquTGzAllGQE2C
Célula cancerígena no organismo

O que faz um médico oncologista?

O oncologista é o médico clínico especializado no tratamento oncológico, ou seja, do câncer. Ele é o profissional que se ocupa da análise e estudo do caso, abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos.

Atualmente, o oncologista trabalha integrado a uma equipe multiprofissional e conta com a colaboração de outras especialidades médicas como Patologia, Radiologia, Cirurgia, Pediatria, Psiquiatria, Enfermagem, Psico-oncologia, Fisioterapia, Nutrição e muitos outros profissionais.

Seu maior objetivo é curar e também melhorar a qualidade de vida do paciente. Ele esclarece dúvidas, explica cada etapa do processo e faz com que tudo seja o mais leve e tranquilo possível. 

Saiba o que é oncologia e qual sua importância - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - 4W1itVZkaSTc4el0wKia

Oncologia pediátrica

Como já conversamos, o câncer infantil é acompanhado por um médico especialista e precisa de todo um processo de estudo, análise e acompanhamento diferenciado. Sabe-se que são câncer menos comuns e por isso existe toda a dedicação dos médicos oncologistas. 

Além disso, o fato de o câncer em crianças apresentar vários sintomas comuns à outras doenças benignas, faz com que o diagnóstico seja muitas vezes difícil ou retardado.

A Oncologia Pediátrica é a subespecialidade da Oncologia focada no diagnóstico e tratamento do câncer em crianças. Os profissionais dessa área são importantes para identificar os sintomas e fazer um diagnóstico o mais rápido possível.

Até meados dos anos 70, crianças e adolescentes com câncer recebiam o mesmo tratamento que os adultos, apesar de possuírem características biológicas e orgânicas bem distintas. Hoje, o cenário é bem diferente, o que garante mais sucesso nos resultados.

O oncologista pediátrico é o responsável pelo planejamento e tratamento do paciente em idade de 0 até 21 anos.

Oncologia

Nós da Life Medicamentos também estamos na luta contra o câncer e estamos sempre à disposição para auxiliar nas fases do tratamento. Aqui você encontra os medicamentos ideais para o tratamento de diversos cânceres ou tumores.

Uma observação importante: a compra só é possível com a apresentação da receita prescrita por um profissional capacitado.

O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura. Visite seu médico regularmente, faça exames e fique atento ao seu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *