Compre pelo WhatsApp

Qual a diferença entre câncer e tumor? Confira!

cancer-tumor

Câncer e tumor são duas palavras que ninguém quer ouvir e que também costuma gerar muita confusão na cabeça das pessoas. Muitas acreditam que são sinônimos, ou seja, têm o mesmo significado, mas a verdade é que não é bem assim.

Na verdade, câncer e tumor são duas coisas que, ao mesmo tempo são bem parecidas, mas que geram uma diferença enorme na vida do paciente. Bom, vamos explicar agora, de uma vez por todas a diferença entre esses dois conceitos e nos aprofundar um pouco mais no tema. Confira!

Câncer x tumor: qual a diferença?

Bom, basicamente está na gravidade, no prognóstico e na expectativa de vida do paciente. Enquanto o câncer é algo maligno, que se espalha pelo corpo e que, na maioria das vezes, leva o paciente à óbito, o tumor é algo benigno, uma “massa” bem delimitada, que não desenvolve metástase e pode ser facilmente removida por meio de um procedimento cirúrgico, por exemplo.

O raciocínio é o seguinte: nem todo tumor é câncer, mas todo câncer é tumor. Aliás, quando se fala a palavra tumor significa que ainda não se sabe se ele é benigno ou maligno ou que é realmente benigno. Já a palavra câncer é sinônimo de tumor maligno.

E por que as pessoas confundem tanto essas duas palavras se elas são tão diferentes na prática? Bom, isso provavelmente se dá por conta da fisiologia do processo, ou seja, como o tumor benigno e maligno (câncer) se formam. Vamos ver mais sobre isso.

Como se formam o câncer e o tumor?

Tanto o câncer quanto o tumor se formam a partir de uma multiplicação desordenada de células e isso pode acontecer em qualquer parte do corpo. 

Um tipo de tumor benigno muito comum é o mioma. Na sua grande maioria não evoluem para um câncer. Ele é bem delimitado e tem um crescimento lento, duas características típicas do tumor. Já no câncer, as células crescem de forma totalmente desordenada e com uma velocidade maior. Por isso, ele costuma ser bem mais agressivo.

Essa multiplicação celular acontece a todo momento no nosso corpo, inclusive, está acontecendo exatamente agora. Assim, trata-se de um processo natural.

O normal é que essa multiplicação tenha um freio que é criado pelos mecanismos de defesa. Por algum motivo em algumas pessoas e com mais frequência com o avançar da idade, esse freio dá um tipo de “defeito” e isso pode ser causado por diversos motivos:

Hábitos de vida ruins geram mais radicais livres no corpo e esses, por sua vez, conseguem modificar o DNA das células. Assim, elas se duplicam já com o DNA comprometido o que pode gerar o tumor ou câncer. Normalmente, o sistema imune consegue dar um jeito de destruir essas células, mas nem sempre é assim.

Como é feita essa diferenciação?

Normalmente é feita uma biópsia do aglomerado celular que se formou e essa amostra é encaminhada para o laboratório. Apenas lá pode ser analisada a natureza do tumor, se benigno ou maligno. Os exames de imagem também podem ajudar no diagnóstico e não ser necessário assim realizar a biópsia que é um procedimento invasivo.

Como é o tratamento?

O tratamento do câncer e do tumor é feito de maneira bem diferente. Normalmente, a cirurgia de remoção consegue resolver o problema do tumor benigno, mas não acontece o mesmo com o câncer.

Além da cirurgia, pode ser necessário também realizar quimioterapia, radioterapia e outros tratamentos. O principal objetivo é a eliminação de possíveis células cancerígenas que podem ter ido para outras partes do corpo de carona por meio do sistema circulatório.

Viu que existem muitas diferenças entre câncer e tumor? Agora você já sabe e já entende que essas palavras não poderiam ser mais antagônicas.

Compartilhe este post nas suas redes sociais. Provavelmente, muitos dos seus amigos também confundem esses dois termos!

One thought on “Qual a diferença entre câncer e tumor? Confira!

  1. Ana Maria Rodrigues Lopes says:

    Estou tratando um glioma grau 2 , fiz cirurgias, estou fazendo quimioterapia, já fiz radioterapia, mas isso me deixa assustada . Por isso estou lendo à respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *