Osteoporose: 5 coisas que você precisa saber !

Osteoporose: 5 coisas que você precisa saber !

Com o avanço da idade, as pessoas vão perdendo massa óssea. Quando essa perda atinge níveis muito elevados, surge a doença conhecida como osteoporose.

Você sabe o que é como tratar a osteoporose? Neste artigo falaremos os sintomas, diagnóstico, exames, métodos de prevenção, os tratamentos e os cuidados.

A Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.

Para entender o que acontece, é preciso lembrar que os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio. Outra característica importante é que eles estão em constante processo de renovação, já que são formados por células chamadas osteoclastos encarregadas de reabsorver as áreas envelhecidas e por outras, os osteoblastos, cuja função de produzir ossos novos. Esse processo permanente e constante possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas e explica por que a mais ou menos a cada dez anos o esqueleto humano se renova por inteiro.

Como mencionamos, a osteoporose é a perda acentuada de material dos ossos, o que diminui a absorção de cálcio e minerais pelo corpo.

Ela se caracteriza por tornar os ossos porosos, parecidos com uma esponja, facilitando, dessa forma, a ocorrência de fraturas.

Isso ocorre porque o nosso esqueleto está em constante crescimento. Aumentamos a nossa massa óssea até os 20 anos de idade e, por volta dos 40, começamos a perde-la. 

A osteoporose ocorre mais em mulheres, sendo causada por níveis baixos de estrogênio, um hormônio feminino.

Os fatores de risco envolvem:

  • Pele branca;
  • Fatores genéticos;
  • Sedentarismo;
  • Baixos níveis de cálcio e vitamina D;
  • Fumo ou uso excessivo de álcool;
  • Alguns tipos de medicamentos.

A perda de massa óssea ocorre, principalmente, nos punhos, na coluna e no colo do fêmur, local que apresenta o maior grau de perigo.

Sintomas

Junto às fraturas e quedas constantes, a pessoa com osteoporose pode apresentar sintomas como:

  • Deformações;
  • Dor constante;
  • Redução da altura.

Diagnóstico

Trata-se de uma doença silenciosa, se encarados de maneira isolada, dificultam o estabelecimento do diagnóstico da doença.

Assim, o diagnóstico, normalmente, só ocorre após ocorrer alguma queda ou fratura.

Exames

O exame indicado para o diagnóstico é a densitometria óssea, pois ele mede a quantidade de minerais nos ossos da coluna e do fêmur.

A densitometria estabelece o estado atual do paciente. Entretanto, é necessário que sejam realizados exames periódicos para verificara quantidade de massa perdida.

A frequência entre os exames é determinada pelo próprio médico, pois isso dependerá do sexo e idade, o tipo de tecnologia utilizada e outros fatores.

Geralmente, recomendam-se exames entre um e dois anos de intervalo. Além deste exame, também é verificado o histórico pessoal do paciente. 

Tratamentos e cuidados

A adoção de um estilo de vida saudável ajuda a prevenir a osteoporose.

  • Alimentação: consumir alimentos com cálcio todos os dias, tais como leite e derivados, queijos, ou até medicamentos repositores desse mineral;
  • Exercícios: caminhadas ao ar livre (para estimular a produção de vitamina D – ou pílulas da vitamina), exercícios aeróbicos, musculação;
  • Abandono do fumo e do álcool.
  • Em caso de mulheres na menopausa, é essencial verificar os níveis de estrogênio e realizar a terapia de reposição hormonal, se necessário.

Apesar de não reverterem a perda de massa óssea, os tratamentos da atualidade para a osteoporose são estabelecidos para prevenção e diminuição da perda com o passar dos anos.

Assim, com medidas simples, como a adoção de hábitos saudáveis, você pode evitar a ocorrência dessa doença.

Tenha em mente que o conhecimento é essencial e que ajuda na prevenção de diversos problemas de saúde. Acesse nosso site e fique por dentro de diversos temas da área da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *