Mamografia para Prevenção do Câncer de Mama

Mamografia na prevenção do câncer de mama

A Mamografia é um tipo de exame que pode causar muito medo em algumas mulheres, mas é algo muito mais simples do que se imagina. É como um tipo de raio-X das mamas, ou seja, um exame de imagem que pode ser utilizado para diagnosticar diversos problemas de saúde como o câncer de mama e que também pode ajudar na prevenção dessas doenças.

Lembrando que o câncer de mama é o que mais mata as mulheres perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Representa 25% de novos casos todos os anos só aqui no Brasil e, portanto a prevenção é o melhor caminho.

Entenda mais sobre a Mamografia e grande importância desse exame para a vida de todas as mulheres. Confira!

Para que serve o exame?

A Mamografia é utilizada para rastrear nódulos nos seios e ela é capaz de fazer isso bem antes de eles serem palpáveis. Porém, apenas identificar os nódulos não fecha o diagnóstico. Para isso, o especialista recomenda que se faça uma biópsia pois apenas dessa forma é possível saber se o tumor é maligno ou benigno.

Quando fazer a Mamografia?

A recomendação dada pelo Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos precisam fazer o exame e a cada 2 anos. A indicação do INCA é a mesma dada pelo Ministério da saúde.

Porém, outras organizações médicas como a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam que mulheres a partir dos 40 anos até os 74 façam o exame.

Pode ser que mulheres mais jovens tenham a necessidade de realizá-lo. Esse tipo de situação é bastante comum quando há casos de câncer de mama na família.

Como é o preparo para o exame?

É recomendado que a mulher lave bem as axilas e não use nenhum produto como desodorante ou talco para que esses resíduos não interfiram na captura da imagem da mama. Além disso, é interessante que a mulher vá com uma blusa e com uma calça ou então um vestido que não precise ser retirado por completo para expor as mamas. Uma blusa consegue oferecer maior facilidade na hora do exame.

Como é o exame na prática?

A mulher pode sentir um certo desconforto ou dor no momento do exame já que a mama é pressionada por duas placas para que ocorra a captura da imagem. Isso pode ser ainda mais intenso se o exame for realizado pouco antes de iniciar a menstruação. Por isso, é bom se organizar com as datas antes de marcar a sua Mamografia.

E depois?

Não há nenhuma recomendação para depois do exame e a mulher pode fazer as suas atividades normalmente, inclusive voltar para o local de trabalho sem nenhum problema. Pode ser que, em alguns casos, o médico peça um ultrassom para complementar o exame.

Há contraindicações?

Não há nenhuma contraindicação ou cuidado específico para esse exame. É claro que não é um exame que possa ser realizado a todo momento já que emite raios-x, mas não há esse risco.

Sem dúvida alguma a Mamografia é de extrema importância para a detecção precoce do câncer de mama e também de tumores benignos. Fazer o rastreamento dos casos é também essencial visando a prevenção do problema. Portanto, não deixe de fazer o exame da mama no período recomendado pelo seu médico e agende uma consulta.

Confira 4 ótimas dicas para prevenir o câncer de mama e tenha uma vida mais saudável! Acompanhe nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de diversos temas da área da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =