Câncer de Mama: 4 dicas para prevenção

Câncer de Mama: 4 dicas para prevenção

O mês de outubro é o momento para falar sobre a prevenção do Câncer de Mama, por isso o nome da campanha é Outubro Rosa. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, não só no mundo como também no Brasil e as estatísticas comprovam essa informação: só por aqui, ele representa 29% dos tipos de tumores malignos diagnosticados.

Sem dúvida alguma, a melhor forma de tratamento é sempre a prevenção. Além disso, há muitos casos de cura para esse tipo de tumor e as taxas de sobrevida costumam ser altas. Portanto, ter acompanhamento médico é essencial.

Mas como posso fazer para reduzir as chances de desenvolver essa patologia? Confira abaixo algumas boas dicas que podem ajudá-la a salvar a sua vida e viver muitos anos com qualidade.

4 dicas de prevenção de câncer de mama

1. Pratique exercícios

É claro que ele tinha que aparecer nessa lista. O corpo humano não foi feito para ficar parado e a prática de exercícios físicos faz muito bem para a saúde de uma forma geral. Fazer isso pode reduzir em até ⅓ as chances de desenvolver o Câncer de Mama. 

Hoje existem diversas opções no mercado de exercícios físicos: natação, corrida, bike, CrossFit, Pilates e muitos outros. Portanto, você pode escolher a que mais lhe agrada e viver uma vida com muita saúde.

2. Fique de olho na alimentação

Outro ponto de alerta que não podia deixar de aparecer. Sabe aquela frase que diz “somos o que comemos”? Ela está mais do que certa, pois praticamente tudo do nosso corpo depende de uma boa alimentação. Precisamos de uma quantidade mínima de vitaminas, sais minerais, carboidratos, gorduras e proteínas para que o nosso corpo funcione da maneira correta.

Fuja dos produtos industrializados que são cheios de radicais livres e já foram identificados como um dos causadores de diversos tipos de tumores, inclusive o de mama.

E, além de não consumir produtos industrializados é interessante enriquecer a sua dieta com substâncias antioxidantes. Elas podem ser encontradas nos mais diferentes alimentos. Por exemplo, alimentos ricos em vitamina C e vitamina E são alguns deles. As uvas também, especialmente as pretas, são as que possuem maior quantidade dessa substância. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e assim, ajudam na prevenção do câncer.

3. Não fume

Sabia que o cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas? Elas desenvolvem e aceleram uma série de doenças, entre elas o câncer como o Câncer de Mama. São quase 5 milhões de mortes por causa do cigarro nos últimos anos e estima-se que cerca de 30% de todos os casos de câncer têm como causa principal o tabagismo.

Deixar de fumar é muito difícil devido ao fato de que as substâncias presentes no cigarro provocam dependência química. Por isso, nesse momento, é importante ter a ajuda de um especialista no assunto.

4. Faça exames periódicos

A melhor forma de evitar o desenvolvimento de doenças como o Câncer de Mama é fazendo exames periodicamente. Todos os exames indicados como hemogramas, colesterol, glicose, exames de imagem e uma boa avaliação feita pelo profissional de saúde. 

É especialmente importante fazer exames preventivos, pois se houver algum indício de que você possa estar desenvolvendo esse câncer, o tratamento pode começar o quanto antes e as chances de cura são muito maiores.

Para ajudar na prevenção do Câncer de Mama é necessário fazer uma mudança na rotina e, acima de tudo, se amar e reconhecer que o seu bem mais precioso é a sua saúde.

Você tem hábitos saudáveis? O que faz para prevenir o Câncer de Mama? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *