Compre pelo WhatsApp

Para que serve o Avastin?

Para que serve o Avastin?

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), até o ano de 2021, o Brasil terá mais de 600 mil casos de câncer. No mundo, também podemos encontrar diversos pacientes e, à medida que isso crescer, diversos tratamentos com medicamentos são utilizados. Entre esses medicamentos está o Avastin.

Além de ser utilizado para essa finalidade, há também outras patologias para as quais este medicamento é indicado. E se você deseja saber um pouco mais sobre os benefícios que esse medicamento pode oferecer, veja abaixo o que é, para que serve e os efeitos colaterais do Avastin

O que é o Avastin?

Trata-se de um medicamento hospitalar, ou seja, é o tipo de medicamento que só pode ser aplicado por um profissional de saúde como enfermeiros e médicos. É intravenoso, isso quer dizer que, o remédio vai parar diretamente na corrente sanguínea com o auxílio de uma mangueira específica, o mesmo tipo utilizado em um soro fisiológico, por exemplo.

O princípio ativo do medicamento, ou seja, a principal substância é a Bevacizumabe. Trata-se de um anticorpo que tem como principal função impedir o crescimento de um tumor.

Para que ele serve?

O Avastin consegue impedir ou ao menos retardar o desenvolvimento de vasos sanguíneos. Esses vasos são os responsáveis por levar oxigênio e outros nutrientes aos tumores “alimentando-os” e fazendo-os crescer. É utilizado já na fase de metástase, quer dizer, no momento em que são encontrados pontos do tumor em diversas partes do corpo.

É indicado para diversos tipos de cânceres como o câncer de pulmão, colorretal, rins, mamas e colo do útero. De acordo com estudos, o risco de agravamento no caso do câncer de ovário foi reduzido em 62% após o uso da medicação.

Para se duplicar e crescer as células que formam o tumor precisam ser alimentadas como qualquer outra parte do corpo. Para isso, vasos sanguíneos são criados ao redor dessa “massa” levando nutrientes como carboidratos, oxigênio de outros. Usar o Avastin é como uma estratégia de guerra: impedir que o inimigo receba provimentos e assim, ele fica fraco. 

Além do tratamento para o câncer, o Avastin também pode ser utilizado para o tratamento de uma doença ocular que costuma aparecer após os 65 anos: a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Ela provoca danos na visão.

Essa descoberta ocorreu de maneira bastante ocasional, o que quer dizer que estavam pesquisando outra coisa e acabaram descobrindo que o Avastin também poderia ajudar no tratamento da DMRI.

Há efeitos colaterais?

São muitos os efeitos colaterais que podem ocorrer como diarreia, redução da força, rinite, sangramento nasal e outros. A fertilidade também pode ser comprometida pelo uso da medicação. Há outros efeitos colaterais, mas lembrando que eles podem acontecer ou não. Cada pessoa responde de uma forma à substância. Caso você sinta algo fora do comum ao usá-lo, entre em contato com o seu médico imediatamente.

Há contraindicações?

A contraindicação é para gestantes, pois o feto pode nascer com alguma deformidade. Para quem está amamentando também não é indicado. Apesar de não haver comprovação de que a substância passe para o leite materno, é preciso tomar algumas precauções.

Lembrando que o Avastin não elimina o tumor, mas prolonga a vida do paciente. Dessa forma, ele tem mais tempo de vida para lidar com o tratamento, por exemplo, a quimioterapia, da melhor forma possível.

Se você tem alguma dúvida sobre o uso dessa medicação e como ela funciona, entre em contato com o seu médico e tire todas as dúvidas.

Quer saber mais sobre o Avastin em detalhes? Então, acesse a bula!

One thought on “Para que serve o Avastin?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *