MIMPARA: Para quais doenças esse medicamento é indicado?

MIMPARA: Para quais doenças esse medicamento é indicado?

Os medicamentos são fundamentais para manter a saúde da população.

Graças aos incríveis avanços da medicina, existem respostas para inúmeros problemas, garantindo que a saúde global seja bem positiva.

Por isso, os remédios podem ser bem amplos, combatendo diversas doenças, ou mais específicos, combatendo uma situação mais grave. Esse é o caso do MIMPARA.

Para que ele é indicado?

O MIMPARA é indicado primariamente para pacientes com hiperparatireoidismo secundário.

Neste caso, secundário quer dizer que ele surge por outra doença. A condição está associada com a Doença Renal Crônica. Ele também pode ser usado como análogo para vitamina D, em certos casos.

A DRC ocorre quando um paciente tem algum problema de função renal, fazendo com que seja necessário o uso de diálise para complementar o funcionamento destes órgãos.

O hiperparatireoidismo é uma consequência bem comum deste tratamento, especialmente em casos avançados, devido a certos desequilíbrios na composição química do organismo dos doentes.

Esse problema é bem grave, é uma causa comum de morte entre os pacientes DRC, já que ocorre neles fraturas e deformidades ósseas.

Como o MIMPARA age?

Por conta disso, o MIMPARA age com o objetivo principal de recuperar a força dos ossos do doente. Ele faz isso controlando os níveis de fósforo, cálcio e do hormônio paratireoidiano no organismo dos pacientes.

Quando ocorre o hiperparatireoidismo, as glândulas paratireoides, que ficam localizadas na região do pescoço, produzem muita quantidade do hormônio. Podendo causar, além de perdas ósseas, problemas nos vasos sanguíneos e no coração, pedras nos rins, comas, e doenças mentais.

Seu uso é contraindicado para apenas para pacientes com algum problema alérgico aos seus componentes, especialmente ao cinacalcete, e para menores de 18 anos, por uma falta de informações que garantem a segurança.

Como usar e quais são os riscos?

O MIMPARA é um remédio bastante específico e que combate um problema bem grave, por isso, ele é vendido apenas com prescrição médica.

Portanto, em cada caso o médico irá recomendar a dosagem ideal e a maneira correta de usar o medicamento. Porém, para dar uma ideia, no tratamento do hiperparatireoidismo secundário a dose normal é de 30 mg por dia, ou seja, um comprimido.

Caso haja algum problema, ou seja, necessário alterar a dose, o médico irá decidir ao acompanhar os exames de sangue que serão feitos rotineiramente, de modo a avaliar a ação do medicamento.

No idoso, os sintomas dos distúrbios da tireoide podem ser confundidos com os da própria idade e não serem adequadamente tratados. Os distúrbios funcionais da glândula, se não tratados, podem causar complicações graves, entre as quais doenças cardiovasculares. Podem ainda afetar a gestação e o feto em desenvolvimento. Por outro lado, as disfunções da tireoide podem ser facilmente detectadas, através de um exame, o TSH, que avalia os níveis séricos do hormônio estimulador da tireoide. O teste é simples, de baixo custo e disponível pelo SUS. 

Por isso, para seguir o tratamento, siga sempre a orientação do médico. Contudo, é recomendado que o remédio seja tomado junto às refeições, ou logo após, e a cápsula não deve ser dividida nem aberta ou mastigada.

Por fim, é importante ter cuidados com certos riscos. Especialmente em relação ao uso do MIMPARA em si. Pacientes que sofrem, ou sofreram, de epilepsia devem informar isso ao médico, pois as alterações nos níveis de cálcio podem desencadear esse problema. O uso de cigarros também deve ser informado, já que o consumo pode alterar o funcionamento do remédio.

Além disso, não existem estudos sobre o efeito do MIMPARA em mulheres grávidas, mas é sempre recomendado em casos de gravidez avisar ao médico para que ele decida se o remédio é o ideal.

Já as consequências mais comuns envolvem náuseas e vômitos, mas em grande parte, são bem passageiros. Já dormência na boca e ao redor dos lábios, câimbras e epilepsia são as consequências mais graves e podem refletir níveis de cálcio muito baixos. Neste caso, o médico deve ser consultado imediatamente.

Na Life, você pode encontrar o MIMPARA e garantir o sucesso do seu tratamento. Confira na loja online.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *