Como o ácido zoledrônico age no tratamento das metástases ósseas?

Como o ácido zoledrônico age no tratamento das metástases ósseas?

O princípio ativo do Zometa , o ácido zoledrônico, faz parte de uma nova classe de bisfosfonatos de alta potência com atuação específica nos ossos.

Os bisfosfonatos são medicamentos que reduzem o volume de rotatividade do osso.

Para que esse medicamento é usado?

• Prevenção de complicações ósseas (como fraturas, complicações ósseas que requerem radioterapia ou cirurgia, compressão de nervos na coluna ou níveis elevados de cálcio no sangue) em pessoas com câncer avançado envolvendo os ossos, por exemplo, câncer de mama ou câncer de próstata que se espalhou para os ossos, ou câncer de medula óssea (mieloma múltiplo).

• Redução dos níveis elevados de cálcio no sangue (hipercalcemia) causado por tumores.

Como funciona?

O osso não é uma estrutura estática. É continuamente moldado, reformado e reconstruído por células chamadas osteoblastos e osteoclastos. Essas células depositam e removem continuamente cálcio e fósforo, armazenadas em uma rede protéica que compõe a estrutura do osso. O osso velho é quebrado pelos osteoclastos e o osso novo é formado pelos osteoblastos.

Os bifosfonatos atuam ligando-se fortemente ao tecido ósseo e impedindo que o cálcio seja removido pelos osteoclastos. Isso impede que os osteoclastos quebrem o osso.

Os cancros que envolvem o osso, por exemplo, cancro da mama ou da próstata que se espalhou para o osso, ou cancro da medula óssea (mieloma múltiplo), podem causar uma quebra excessiva dos ossos. Isso provoca áreas de fraqueza óssea que podem levar a dores ósseas e fraturas. Ácido zoledrônico pode ser usado nessas situações para se ligar ao osso e evitar que seja quebrado.

O ácido zoledrônico também tem algum efeito anticâncer nas células cancerígenas do osso, o que ajuda a reduzir o crescimento do câncer nos ossos. Isso pode ajudar a prevenir o câncer de pressionar os nervos, particularmente na coluna, e reduzir a necessidade de cirurgia ou radioterapia nos ossos.

Quando os osteoclastos removem o cálcio dos ossos, o cálcio se infiltra no sangue. A quebra excessiva do osso que ocorre quando o câncer se espalha para os ossos pode, portanto, levar a altos níveis de cálcio no sangue. Isso pode causar sintomas como náusea, cansaço e confusão. Como o ácido zoledrônico impede que o cálcio seja removido do osso, ele pode ser usado para tratar altos níveis de cálcio no sangue que são resultados de câncer.

Como o remédio retarda a metástase óssea e, portanto, impede que o cálcio seja reabsorvido dos ossos para o sangue, pode fazer com que a quantidade de cálcio no sangue caia demais. Seu médico pode, portanto, pedir-lhe para tomar suplementos de cálcio e vitamina D para evitar isso. (A vitamina D é necessária para o organismo absorver o cálcio).

Como é administrado?

• A perfusão de Zometa é administrada através de um gotejamento numa veia (perfusão intravenosa) durante pelo menos 15 minutos.

• Para prevenir complicações ósseas do câncer, o gotejamento é administrado a cada três a quatro semanas.

• A perfusão de Zometa é administrada como uma dose única para diminuir os níveis elevados de cálcio no sangue que são o resultado de tumores.

Atenção!

• Você precisará fazer exames de sangue regulares durante o tratamento com esse medicamento, a fim de verificar sua função renal e o nível de cálcio e outros minerais no sangue. Isso é particularmente importante se tiver algum problema com os seus rins, ou se também estiver a tomar medicamentos diuréticos ou outros medicamentos que possam afetar os rins.

• É importante que você beba fluido suficiente antes e depois da infusão para evitar a desidratação. No entanto, é importante seguir as instruções do seu médico sobre isso, especialmente se você tiver uma doença cardíaca ou estiver em risco de insuficiência cardíaca. Se não conseguir tomar líquidos por via oral, o seu médico pode precisar administrá-lo para hidratar você.

• Algumas pessoas que estão sendo tratadas com bisfosfonatos (principalmente pessoas com tratamento prolongado para osteoporose) tiveram uma fratura incomum do osso da coxa. Por esse motivo, é importante informar o seu médico se sentir alguma dor nas coxas, ancas ou virilhas durante o tratamento com esse medicamento. Esses sintomas podem ser uma indicação precoce de uma possível fratura.

Use com cuidado em:

• Pessoas idosas;

• Pessoas com diminuição da função renal;

• Pessoas com desidratação;

Não deve ser usado em:

• Pessoas alérgicas a outros medicamentos contendo bisfosfonatos;

• Pessoas com um baixo nível de cálcio no sangue (hipocalcemia);

• Pessoas com função renal gravemente diminuída;

• Gravidez;

• Amamentação;

• Esse medicamento não é recomendado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade.

Não deve ser usado se você é alérgico a um ou qualquer dos seus ingredientes.

Por favor, informe o seu médico ou farmacêutico se você já experimentou tal alergia. Se sentir que teve uma reação alérgica, pare de tomar esse medicamento e informe imediatamente o seu médico ou farmacêutico.

Se quiser saber mais ou adquirir alguns de nossos medicamentos, acesse nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *