Trombose: sintomas, causas e tratamento

Trombose: sintomas, causas e tratamento 1

Se você sofre com varizes, passa muito tempo em viagens de avião ou tem problemas circulatórios, é necessário ter muita atenção para evitar a trombose. Ela não é uma doença incomum, podendo atingir a grande parte da população se não tomarmos os cuidados necessários. Em vias gerais, a trombose é o resultado da formação de coágulos de sangue no interior de veias e artérias. Desta forma, acaba por impedir a circulação sanguínea normal, podendo causar dores e inchaços. Contudo seu grande perigo é que se não for medicada imediatamente pode levar a falência dos membros e até mesmo a morte. Então conheça os sintomas, o que pode vir a causar e as formas de tratá-la.

Sintomas

Ao saber que as veias são os vasos do sistema circulatório que trazem o sangue de volta ao coração e que as artérias são as responsáveis por levar este sangue oxigenado a todos os órgãos do corpo, conhecemos o quão vital é o funcionamento delas para a manutenção de nossa vida. Então é preciso estar atento aos sintomas, mesmo que na maioria das vezes seja assintomática.

Os lugares mais comuns de acontecer a trombose são as pernas, pulmão e cérebro. Notar os sintomas cutâneos é bem mais simples, então se perceber o aumento da temperatura do local, o escurecimento da pele, sensação de peso, dores e inchaços que levem ao endurecimento do tecido, procure imediatamente auxílio médico. Este é o tipo mais comum e mais lento, entretanto o seu grande risco está no seu deslocamento para regiões mais delicadas, como o coração e o cérebro.

A falta de ar, a tosse e o cansaço já são sinais da presença da trombose no pulmão, causando intensa dificuldade para respirar e levando a embolia. No cérebro os sintomas são comuns ao Acidente Vascular Cerebral – AVC. A pessoa começa a sentir formigamentos, paralisia de partes do corpo, boca torta, dificuldade para falar ou alterações na visão.

Causas

Como citamos no início, permanecer numa posição sentada ou deitada por longos períodos, varizes e distúrbios sanguíneos ou de peso são motivos que podem levar a trombose. Contudo, é necessário ter atenção redobrada quando se tem casos na família, no tratamento de lesões ou cirurgias nas pernas ou nos pés, no período gestacional, no uso de medicamento que afetam a coagulação e mesmo a idade.

Suscetível a todos, ela entra em fase crônica a partir da terceira semana de casos recorrentes, uma vez que causa transformações no coágulo, formando uma fibrose dentro da veia. Em dois ou três anos, se não tratada adequadamente, o quadro se agrava para inflamações na parede das veias, uma vez cicatrizadas, levam a um funcionamento deficiente desses vasos sanguíneos.

Tratamento

Não importa que ela seja nas pernas ou braços, pulmonar ou cerebral, sua medicação precisa ser feita urgentemente. Depois, procure um angiologista e um cardiologista para realizar exames e definir o melhor tratamento, pois a trombose tem cura. O objetivo do tratamento são dois principais: impedir o crescimento dos coágulos e evitar que os que já existentes se soltem. Para isso são utilizadas substâncias anticoagulantes, que impedem a formação do trombo e a evolução da doença. Outro medicamento comum é a ministração de fibrinolíticos, que tem a função de destruir o trombo.

Os anticoagulantes agem na trombose venosa profunda, diminuindo a capacidade do sangue de coagular, minorando o coágulo e evitando a formação de novos em outros locais do corpo. A ministração dos anticoagulantes é feita através do uso injetável ou comprimidos. Importante que durante este tratamento, o paciente seja submetido a exames de sangue periódicos para avaliar a espessura do sangue. Também são recomendados cuidados como evitar ficar sentado com as pernas para baixo e o uso de meias de compressão elástica.

Não brinque com a sua saúde, portanto nos primeiros sinais dos sintomas, procure imediatamente orientação médica e faça os exames prescritos. E se precisar, procure a Life Medicamentos, porque aqui você tem a certeza de encontrar o medicamento necessário com segurança, qualidade e preço justo, isso porque também queremos o melhor para a sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *