Quais são os sintomas da Lúpus?

Quais são os sintomas da Lúpus?

O Lúpus ainda é uma doença que muitos já ouviram falar, mas poucos conhecem sobre ela de fato. O nome completo da patologia é Lúpus Eritematoso Sistêmico e se trata de um problema no qual o corpo do paciente produz uma quantidade excessiva de anticorpos. Estes, por sua vez, passa a atacar o próprio organismo, sendo assim, estamos falando de uma doença autoimune.

A medicina ainda não sabe ao certo a causa real das doenças autoimunes e porque os anticorpos atacam o próprio corpo. No caso do Lúpus, esse ataque provoca um processo inflamatório em vários órgãos: rins, pele articulações e pulmões principalmente. O grande problema acontece quando o ataque passa para órgãos como coração e cérebro.

Vamos agora entender um pouco mais sobre a doença e como fazer para tratá-la e controlá-la. Confira!

Quais os principais sinais e sintomas?

Um dos grandes mistérios do Lúpus e o que também dificulta a sua identificação é o curso imprevisível da doença. Não há uma regra. Em algumas pessoas, os sinais e sintomas podem ser brandos ou podem ser fatais ou então o paciente pode ficar anos com a doença e não manifestar absolutamente nada.

Veja abaixo quais são os principais sinais e sintomas:

  • dor nas articulações;
  • queda de cabelo;
  • febre;
  • manchas vermelhas principalmente no pescoço, dorso, rosto e cotovelo;
  • feridas na boca;
  • dor para respirar;
  • dor de cabeça;
  • fica vermelho e inchado ao redor das unhas;
  • em casos mais graves, pode haver convulsão.

Lembrando que não é necessário ter todos os sintomas para ter a doença, mas alguns são bem característicos. As manchas avermelhadas em áreas específicas do corpo, por exemplo, é um sinal clássico dessa patologia.

Como é realizado o diagnóstico?

E ele pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade, mas é mais comum em mulheres, principalmente as que estão entre 20 e 45 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a estimativa é que 1 a cada 1.700 mulheres no país tenha o Lúpus. A idade e o gênero já são duas características que ajudam no diagnóstico.

Apesar disso, essa é uma doença que pode confundir muito os profissionais já que há muitos sintomas e eles variam de pessoa para pessoa. Além disso, como em alguns momentos os sintomas podem simplesmente desaparecer sem nenhum uso de medicamento, esse é outro fator que podem confundir.

Ainda não existe um exame específico para diagnosticar a doença, porém, os exames de sangue ajudam consideravelmente na hora de fechar o diagnóstico. Assim, o médico pode pedir um hemograma completo e outros exames como:

  • exame de urina;
  • biópsia renal;
  • exame físico;
  • exame de anticorpos;
  • radiografia do tórax.

Como é feito o tratamento?

O Lúpus não tem cura, por isso, o tratamento é feito com o objetivo de controlar os sinais e sintomas e impedir a progressão da doença. Ele é estabelecido de acordo com a gravidade da patologia. Assim, podem ser utilizados protetor solar, anti-inflamatórios não esteroides para as dores articulares, corticoide tópico para as lesões na pele e assim por diante.

Para os casos mais graves da doença, é necessária uma elevada dose de corticoides e também medicamentos imunossupressores para tentar reduzir a resposta do sistema imune. Quando os imunossupressores não derem resultado, pode ser necessário usar drogas citotóxicas, que são medicamentos que bloqueiam o crescimento celular.

Há prevenção?

Como não há vacinas e as causas da doença ainda não são conhecidas, não há formas definitivas de prevenir o Lúpus. Mas é possível fazer algumas coisas para evitar os gatilhos, ou seja, aquilo que possivelmente pode desencadear a doença. Assim, ter hábitos e alimentação saudáveis, evitar exposição ao sol, usar protetor solar e fazer exames de forma regular são algumas formas de prevenir.

Quer saber mais sobre outras patologias e assim cuidar melhor da sua saúde? Então, assine a nossa newsletter e siga-nos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =