Compre pelo WhatsApp

Como manter a saúde em dia no Verão?

Como manter a saúde em dia no Verão?

No dia 21 de dezembro começa a estação mais quente do ano. Mas nós brasileiros nem precisamos esperar até lá, pois em várias regiões do país já faz muito calor e os raios solares já são intensos. O verão é uma época do ano que pede mais da nossa atenção para manter a saúde em dia.

São muitos os problemas que têm mais chances de acontecer quando está calor: insolação, desidratação, intoxicação alimentar, entre outras. 

Para ajudá-lo a se proteger e adaptar os cuidados à sua saúde durante essa estação do ano, listamos abaixo algumas dicas práticas. Confira!

4 dicas para se proteger dos problemas típicos do verão

1. Beba bastante água

É claro que essa dica não poderia faltar, afinal de contas, beber muita água é algo que precisamos fazer independente da estação. Mas durante o verão é importante ligar o alerta.

Durante esse período transpiramos mais e é justamente a água que está em nosso corpo que mantém a temperatura interna estável. Essa temperatura ideal precisa ser mantida para que todos os processos orgânicos continuem naturalmente.

A desidratação leve pode causar a pele seca, olhos fundos, dor de cabeça e tontura, já a forma mais grave pode levar à convulsão, queda de pressão arterial, perda de consciência, entre outros sinais e sintomas. A pessoa precisa ser levada o quanto antes ao hospital mais próximo.

Se você tem dificuldade em se lembrar de beber água, existem diversos aplicativos que vão ajudá-lo: Lembrete de Água, Beba Água, Lembrete de Beber Água e muitos outros. Você pode conferir alguns excelentes e gratuitos no Play Store ou no App Store.

2. Cuidado com o álcool

É muito comum as pessoas beberem além da conta durante o verão, principalmente nas festas de fim de ano. Na praia, por exemplo, algumas pessoas não deixam de tomar “uma gelada” justamente por causa do calor.

Mas é preciso ter o máximo de cuidado, pois o álcool — a cerveja principalmente — é diurético, ou seja, você vai fazer xixi muitas vezes. Assim, perde-se uma quantidade importante de líquido por meio da urina. Sem a reposição de água, a desidratação pode acontecer.

3. Evite comer na rua

A gente sabe que é difícil comer em casa quando estamos viajando, mas se puder alugar um flat e fazer as refeições na própria cozinha é a melhor opção. Na sua cidade já fica mais fácil e o ideal é preparar sempre o próprio alimento.

Isso porque, durante o verão, o risco de intoxicação alimentar é muito maior. O calor favorece o desenvolvimento de mais bactérias nos alimentos. Assim, comer fora aumenta as chances de você consumir algo estragado. 

Muitos comerciantes, de má fé, querem aproveitar os alimentos, para não ter que jogar fora e perder dinheiro. Quem paga “a conta” é você.

4. Use e abuse do protetor solar

Outra dica que não poderia deixar de aparecer nesta lista. Afinal de contas, o protetor solar é essencial em todas as épocas do ano, mas durante o verão, a atenção deve ser redobrada.

Os raios solares estão mais fortes, mais incidentes. No verão, há um uso de menos roupa — um fator de proteção física — e assim, a pele fica mais exposta.

Por isso, use sempre protetor solar, mesmo se for ficar em casa, e aplique a cada 3 horas. Isso não só ajuda na prevenção do câncer de pele como também retarda o envelhecimento dela.

Vai à praia? Até as 10 da manhã e depois das 16 horas é o melhor horário para isso. Ainda assim, é sempre bom estar debaixo de uma sombra.

Manter a saúde no verão é algo muito simples como mostramos aqui. Apenas algumas pequenas mudanças de hábito já fazem uma grande diferença. Isso vai ajudá-lo a curtir o verão com tudo de bom que ele oferece.

Quer receber mais dicas de como cuidar melhor da sua saúde? Então, siga-nos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − quatro =