Compre pelo WhatsApp

Câncer de Próstata: 5 dicas para manter a saúde do homem em dia

Câncer de Próstata: 5 dicas para manter a saúde do homem em dia

Assim como temos a campanha do Outubro Rosa, também foi criado um mês com foco na saúde do homem, o Novembro Azul. É um mês de conscientização e prevenção em geral, com enfoque maior na prevenção do Câncer de Próstata.

Ainda não se sabe qual a cura para o câncer, mas sabemos que até agora, as causas são multifatoriais. Há variáveis que não são modificáveis como a idade — homens com mais de 50 anos têm mais chances de desenvolver o Câncer de Próstata — e os modificáveis como os hábitos de vida.

Veja abaixo como o homem pode cuidar melhor da saúde e ajudar na prevenção desse tumor!

Panorama do Câncer de Próstata no Brasil

Segundo o Inca, é o segundo mais prevalente entre os homens e o número de mortes em 2018 chegou a quase 15.600. A estimativa para 2020 é que no Brasil surjam mais de 65 mil novos casos.

São números que impressionam e portanto, devem ter toda a nossa atenção. E, como dizem, prevenir é melhor que remediar, por isso, é fundamental investir em mudanças de hábitos, entre outros pontos relevantes que falaremos a seguir.

Como prevenir o Câncer de Próstata?

1. Controle o peso

Alguns estudos já comprovaram que homens com excesso de gordura corporal têm mais chances de desenvolver o problema. Portanto, fazer exercícios físicos e manter uma dieta equilibrada com carboidratos complexos, proteínas e gorduras boas é uma das estratégias para manter a doença longe.

2. Faça exercícios

E falando neles, os exercícios físicos devem ser feitos não só porque ajudam no controle do peso, mas também porque eles ajudam na saúde como um todo. Pessoas que praticam atividades físicas com certa frequência — pelo menos 30 minutos por dia — possuem menos chances de desenvolver diversas doenças, entre elas o câncer.

A prática de exercícios é algo tão importante que, de acordo com o Jornal da USP de 2018, ela pode evitar cerca de 10 mil mortes nos casos de câncer no país.

3. Abandone o cigarro

Assim como a atividade física, parar de fumar não é um método de prevenção do Câncer de Próstata, mas sim de qualquer câncer.

As substâncias presentes no cigarro são altamente cancerígenas. Então, se você tem um parente próximo que já teve ou tem esse tipo de câncer, as chances de desenvolver o problema são grandes.

4. Use equipamentos de proteção

Essa dica vale, principalmente, para quem trabalha em contato constante com aminas aromáticas, arsênio, produtos do petróleo, fuligem e outras substâncias do tipo. É bem comum, por exemplo, em fábricas ou mesmo em oficinas mecânicas.

5. Faça o exame do Toque Retal

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, homens com mais de 45 anos devem realizar os exames todos os anos. Alguns médicos recomendam o exame nessa idade apenas para aqueles que possuem casos de irmãos e pai na família.

Depois do primeiro exame, quem vai dizer qual a frequência com que ele deve ser feito é o especialista. Seguir todas as recomendações médicas é fundamental para a prevenção da doença. Porém, de forma geral, recomenda-se ao homem fazer o exame uma vez por ano após completar 50 anos.

É preciso mudar a cultura machista do país e isso inclui a saúde do homem. Muitos acreditam que cuidar da própria saúde de forma preventiva é algo relacionado à mulher. Tanto é que 60% dos homens só procuram o médico quando o problema já está em situação avançada.

Não deixe para última hora, pois o diagnóstico precoce é fundamental para manter a qualidade de vida em uma idade mais avançada. No estágio inicial, as chances de cura são de até 90%.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e incentive mais homens a cuidar da saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *