Compre pelo WhatsApp

Como os Raios solares podem causar câncer de pele

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

A exposição excessiva aos raios solares, principalmente sem a devida proteção, ajuda no envelhecimento da pele e aumenta a chance do desenvolvimento de câncer no futuro.

Câncer de pele

O câncer de pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade.

Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas fique atento caso note algum dos sintomas abaixo:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Prevenção do câncer de pele

Uma das melhores formas de prevenir ocâncer de pele é evitar a exposição excessiva ao sol e se proteger .

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o ideal é evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, período em que a radiação UVB é mais intensa.

Além disso, deve-se usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados e frios. Também é indicado o uso dos seguintes acessórios:

  • Chapéu com aba é o ideal, porque protege áreas muitas vezes expostas ao sol intenso, como orelhas, olhos, nariz, couro cabeludo e testa.
  • Óculos com capacidade de bloquear a radiação UV, de pelo menos 99% oferecem a melhor proteção para os olhos e a área da pele ao redor dos olhos.

Outra dica é evitar o Bronzeamento Artificial, muitas pessoas acreditam que os raios UV das câmaras de bronzeamento são inofensivos, mas isso não é uma verdade.

As lâmpadas de bronzeamento que fornecem os raios ultravioleta podem, a longo prazo, provocar danos à pele e ainda contribuir para o desenvolvimento de um câncer de pele.

A Life Medicamentos entende a importância da prevenção ao câncer de pele, e trabalha com uma linha de foto protetores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *