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Quais os benefícios do ômega 3, ômega 6 e ômega 9 para saúde?

Temos em nosso corpo a presença de três tipos de ácidos graxos: saturados, monoinsaturados e poli-insaturados. Esses componentes são essenciais para nosso organismo, visto que são eles os responsáveis por um melhor funcionamento. O ômega 3, 6 e 9 desempenham um poderoso papel de antioxidantes, auxiliando, assim, no combate aos radicais livres.

O complexo vitamínico desses três ácidos graxos fundamentais traz inúmeros benefícios à saúde. Isso porque fornecem gorduras boas que não são produzidas pelo organismo naturalmente. Dessa forma, devem ser ingeridas por meio da alimentação. Porém, nem sempre consumimos a quantidade necessária por meio dos alimentos. Portanto, a suplementação diária desses poderosos complexos é primordial.

Os três tipos de ômega e os benefícios que trazem ao organismo

A ingestão regular de ômega 3, ômega 6 e ômega 9 é necessária para a prevenção de tromboses, infartos e derrames. Eles atuam diretamente na diminuição das taxas do que denominamos “colesterol ruim” e dos triglicerídeos do sangue. Ademais, esses três tipos de ômega atuam na estruturação da membrana das células. Sendo assim, trazem benefícios essenciais para pele, cognição e sistema imunológico.

Ômega 3

Presente principalmente na carne de peixes, nas oleaginosas e sementes, pode ser considerado o mais importante dos três ômegas. Isso se explica pelo fato de que ele atua diretamente em nosso cérebro. Como consequência, garante a preservação das funções cognitivas, bem como a transmissão de impulsos dos nervos. As ações de seu consumo diário são:

  • Deixa o sangue mais fino, impedindo, assim, formação de coágulos e placas de gordura.
  • Melhora a circulação do sangue e, consequentemente, aumenta a oxigenação e nutrição de tecidos.
  • Reduz o LDL (colesterol ruim) e os triglicerídeos, ou seja, permite o aumento de HDL (colesterol bom).
  • Auxilia na prevenção da aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias).
  • Ocasiona a vasodilatação, abaixando a pressão arterial ao relaxar as artérias.
  • Melhora a cognição, a memória, a concentração e até mesmo o humor.
  • Auxilia no controle de apetite, sendo um poderoso aliado para quem quer reduzir medidas.
  • No caso de mulheres grávidas, ajuda no crescimento do feto, impactando no estímulo do sistema nervoso e das transmissões nervosas.

Ômega 6

Está presente nas células do corpo, ainda que não produzido por nosso organismo. Pode ser encontrado no óleo de canola, óleo de soja, óleo de milho, óleo de girassol, nas castanhas e nozes. A importância de sua ingestão está relacionada com a estruturação das membranas celulares e da retina ocular. Além disso, ele também atua no fortalecimento do sistema imunológico e na síntese dos hormônios. As vantagens de sua suplementação são:

  • Controla o colesterol, prevenindo, assim, as temidas doenças cardiovasculares.
  • Atua diretamente nos vasos sanguíneos, prevenindo a formação de coágulos que podem causar sérias doenças.
  • Impede o acúmulo de placas de gordura nas paredes arteriais, evitando o desenvolvimento de infarto do miocárdio.
  • Ajuda a regular a temperatura do corpo e, consequentemente, a hidratação corporal.

Ômega 9

Presente em alimentos como azeite, amêndoas, abacate, semente de uva, canola e gergelim. Ao contrário dos outros dois tipos de ômega, este pode ser produzido pelo organismo. No entanto, sua produção depende da presença do ômega 3 e 6. Por esse motivo, a suplementação é essencial para o bom funcionamento de todas as funções do organismo. As principais vantagens trazidas por esse componente são:

  • Produz hormônios e contribui na diminuição do colesterol ruim.
  • Ajuda na diminuição da gordura abdominal por conta da presença de fitoesteróis.
  • Possui ação antioxidante e anti-inflamatória. Desse modo, combate os radicais livres, previne o envelhecimento precoce e doenças como câncer e cardiovasculares.

É essencial iniciar a suplementação diária e garantir os benefícios do ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Comece hoje mesmo e viva com mais saúde!

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