Compre pelo WhatsApp

Como o Allegra ajuda no combate a alergias?

Como o Allegra ajuda no combate a alergias?

A alergia é algo que afeta milhares de pessoas no mundo e no Brasil e esse número continua crescendo. 30% dos brasileiros passam por desconfortos por problemas como esse que se, não tratados, podem levar à morte. É para alertar essas pessoas e seus familiares que foi criado no dia 8 de julho o Dia Mundial da Alergia.

Para isso, milhares de medicações foram criadas e são indicadas. Algumas delas são para resultados imediatos, mas que podem não resolver no longo prazo. O ideal é fazer, de fato, um tratamento, e o remédio Allegra entra justamente nessa questão.

Quem tem alergia há algum tempo, provavelmente, conhece o Allegra. Ele costuma ser bastante indicado pelos profissionais de saúde para problemas do tipo. Por isso, vamos falar um pouco sobre essa substância que tanto pode ajudá-lo. Confira!

Como funciona o Allegra?

Allegra é o nome comercial da medicação e a substância que faz o trabalho de controlar a alergia e que é encontrada dentro desse remédio é o Cloridrato de Fexofenadina. Trata-se de um tipo de anti-histamínico que é indicado para os casos de manifestações alérgicas como espirros, obstrução nasal, coriza, conjuntivite alérgica e outros sinais e sintomas típicos da rinite alérgica.

Também pode ser utilizada para os casos de alergia ao pólen e também problemas na pele como erupções, manchas vermelhas e urticárias. São sinais e sintomas que costumam aparecer entre os alérgicos e que causam muita coceira.

A fisiologia de funcionamento da medicação e como ela age no nosso corpo é bem simples: quando o corpo entra em contato com o agente (poeira, pólen ou algo do tipo) o nosso organismo libera uma substância chamada histamina. É ela a responsável pelos nossos espirros, coceiras e outros sintomas.

Pois bem, o Allegra ajuda a neutralizar a histamina e, em consequências, os seus efeitos. Por isso ele consegue ser bastante eficaz.

A ação do medicamento começa em até 1 hora e seu efeito máximo se dá entre 2 e 3 horas. A partir disso, o efeito continua por até 12 horas no caso de um comprimido de 60 mg ou até 24 horas para os de 120 ou 180 mg.

Existe alguma contraindicação?

O Allegra pode ser usado por adultos e também por crianças a partir dos 12 anos. Existem, é claro, algumas exceções a essa regra que são as contraindicações. Uma delas é que o medicamento não pode ser usado por gestantes sem indicação de um médico ou cirurgião-dentista.

Ao contrário de vários outros remédios para alergia, o Allegra não deixa a pessoa sonolenta, ou seja, não tem efeito sedante. Por isso, não precisa se preocupar: você continuará fazendo as suas tarefas do dia a dia normalmente.

Como o Allegra deve ser utilizado?

O Allegra deve ser tomado por via oral e cada a forma de tomá-lo depende da causa, ou seja, para que está sendo tomado.

Por exemplo, para os casos de rinites alérgicas, a forma de usar fica assim:

  • 1 comprimido de 60 mg 2 vezes ao dia de 12 em 12 horas;
  • 1 comprimido de 120 ou de 180 mg 1 vez ao dia.

Nos casos de sintomas relacionados à urticária e problemas na pele, a forma de administração deve ser a seguinte:

  • 1 comprimido de 60 mg 2 vezes ao dia de 12 em 12 horas;
  • 1 comprimido de 180 mg 1 vez ao dia.

Há reações adversas?

Assim como a grande maioria das medicações, o Allegra pode causar reações adversas. As mais comuns são dor de cabeça, sonolência, tontura e náuseas e ocorrem entre 1 e 10% dos pacientes. 

Outras reações adversas do Allegra que podem ser consideradas mais graves como dispneia, aperto no peito e outras são bem menos frequentes. Podem aparecer em 0,01 a 0,1% dos pacientes. Um número extremamente pequeno.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que, assim como você, sobre diariamente com problemas alérgicos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *