Câncer de Próstata: 5 Dicas de prevenção

Câncer de Próstata: 5 Dicas de prevenção

O Câncer de Próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens e afeta uma glândula chamada Próstata. Trata-se de um órgão de pequeno tamanho, muito parecido com uma maçã e tem como função principal a produção de parte do líquido seminal. A mortalidade por causa do câncer costuma ser muito mais comum em homens com mais de 50 anos.

Isso não quer dizer que ao ter o Câncer de Próstata o paciente virá a óbito. Na verdade, é um tipo de câncer de fácil controle e que também pode ser prevenido com algumas ações.

Dicas de Prevenção do Câncer de Próstata

Como prevenir o Câncer de Próstata? Como reduzir as chances de seu desenvolvimento? É exatamente sobre isso que falaremos abaixo. Confira algumas dicas!

1. Exercícios físicos

O corpo humano não foi feito para ficar parado. Os nossos músculos e ossos precisam se movimentar, mas estamos cada vez mais trabalhando na frente dos computadores sentados na maior parte do dia.

Então, para ajudar na prevenção desse câncer, o melhor a fazer é praticar uma atividade física todos os dias, pelo menos, 30 minutos ao dia. Pode ser uma simples caminhada, uma aula de dança, andar de bicicleta, natação, enfim, você é quem deve escolher com qual tipo de exercício mais se identifica.

2. Alimentação saudável

É inegável o quanto a nossa alimentação afeta a saúde. Tenha uma dieta rica em carboidratos simples e a obesidade, o diabetes e outras doenças como o Câncer de Próstata possivelmente vão se desenvolver.

Por isso, manter uma alimentação equilibrada é um dos hábitos que precisa fazer parte da sua rotina. Você pode ir ao nutricionista e, caso não possa, faça a mudança aos poucos. Troque os lanches por frutas, adicione mais proteínas saudáveis como carnes magras e ovos cozidos, troque o carboidrato simples pelo integral e assim por diante.

3. Consuma alimentos com propriedades antioxidantes

Nosso corpo produz radicais livres. Eles são produzidos dentro da célula em um dos processos de queima de oxigênio. Esses radicais têm o poder de danificar as células, oxidando-as, mas também temos enzimas capazes de neutralizar a ação dessas substâncias.

Porém, estamos consumindo cada vez mais alimentos impróprios para o consumo, ricos em conservantes e corantes e contribuindo para a formação de uma grande quantidade de radicais. Em excesso, eles causam muitos danos, inclusive, danificam o DNA deixando a célula com “defeito”. Essa célula se multiplica e pode formar o que conhecemos por tumor ou câncer.

E, para ajudar o nosso corpo a combatê-los da melhor maneira possível, a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes é fundamental. O consumo de vitamina E, por exemplo, pode ajudar. As uvas também, principalmente as roxas, mostraram ter um grande nível de antioxidantes, mas é preciso comer com casca e sementes para aproveitar melhor esses benefícios

4. Fumo e álcool

Tanto o fumo e álcool, mesmo aos finais de semana, podem prejudicar a nossa saúde. Pense bem, por mais que de segunda a sexta você não entre em contato com nenhum deles, passar anos e anos usando-os todo sábado e domingo provocará efeitos negativos no futuro, entre eles o câncer.

Não necessariamente o Câncer de Próstata, mas qualquer tipo de tumor maligno, portanto, é melhor evitar.

5. Exames

Eis um dos maiores tabus quando se fala em Câncer de Próstata: o Exame de Toque Retal. Porém, ele é necessário e deve ser realizado. Além dele, também é feita a colega de sangue para o Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). Elevados níveis de proteína podem significar a presença de um tumor, mas é necessário uma biópsia para saber se é benigno ou maligno. 

Existem diversas maneiras de prevenir o Câncer de Próstata e todas elas estão ao seu alcance, podendo ser colocadas em prática a partir desse momento. Independente de sinais e sintomas, fazer exames periódicos, o Check Up é sempre muito importante para prevenir as mais diversas doenças.

Quer se manter atualizado sobre o mundo da saúde e as últimas inovações? Então, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *