Câncer de Mama: 5 alimentos que ajudam na prevenção

Câncer de Mama: 5 alimentos que ajudam na prevenção

O Câncer de Mama é um tipo de tumor de ordem maligna desenvolvido pelo crescimento desordenado de células na região da mama. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) é o câncer que mais mata as mulheres e é o segundo mais atinge esse grupo. No Brasil, 29% dos casos de câncer são de mama. 

Vamos agora saber mais sobre esse câncer que causa tantos problemas na saúde das mulheres e entender como a alimentação pode ajudar na prevenção.

Quais as causas do Câncer de Mama?

Mas, o que causa o Câncer de Mama? A ciência ainda não sabe ao certo o que causa o câncer, mas sabe-se que são causas multifatoriais, ou seja, são diversos fatores que quando juntos podem desenvolver o câncer.

Alguns desses fatores são: sedentarismo, menopausa, não ter tido filhos, história familiar de câncer de ovário e outros. Entre eles, está também a alimentação inadequada, rica em frituras, carboidratos de alto índice glicêmico e produtos enlatados.

Da mesma forma que uma má alimentação pode contribuir para o desenvolvimento do câncer, uma alimentação de qualidade também pode ajudar na prevenção. 

5 alimentos que ajudam na prevenção do Câncer de Mama

1. Brócolis

Esse vegetal possui uma substância chamada sulforafano que desencadeia um comportamento normal das células conhecimento como apoptose. O nosso corpo é muito sábio e quando células com “defeitos” começam a se formar, o organismo envia sinais de que elas devem ser destruídas, iniciando a apoptose, ou seja, a morte das células. Uma célula cancerígena impede que esse ciclo normal aconteça e com isso, ela se multiplica e forma o tumor.

Por isso, comer brócolis é muito importante e é indicado 3 vezes por semana, cerca de 100 gramas em cada refeição. Mas uma observação importante: esse alimento deve ser cozido no vapor, pois o sulforafano só é ativado no alimento quando há cozimento leve.

2. Azeite de oliva extra virgem

O azeite é um dos óleos mais saudáveis para ser consumido e quando se trata de alimentação na prevenção do câncer ele é o único indicado por causa da sua ação anti-inflamatória. Não é por acaso que a Dieta do Mediterrâneo é considerada uma das melhores do mundo. Além disso, é excelente para quem deseja perder peso.

3. Alho

Um tempero muito fácil de encontrar, barato e que deixa um sabor delicioso na comida, isso sem contar o cheiro maravilhoso durante o cozimento. No alho podemos encontrar uma substância chamada Alicina. Ela vem se mostrando eficaz ao combater o crescimento das células cancerígenas, além de ser um poderoso agente anti-inflamatório. Consuma sempre o alho amassado, pois assim mais Alicina é liberada.

4. Cebola roxa

Esse tipo de cebola é rico em substâncias antioxidantes. Estas, por sua vez, são famosas por combaterem os radicais livres (danificam o DNA celular aumentando as chances de desenvolver o câncer). ¼ de cebola por dia já é o suficiente para obter os seus benefícios.

5. Peixes

Peixes como sardinha, atum e salmão são ótimos por conter ômega 3. Essa é uma gordura bastante saudável que age reduzindo os níveis de colesterol ruim. Além disso, ela também ajuda no revestimento dos nervos, melhorando assim o transporte de informações do cérebro para o restante do corpo e vice versa. Para prevenção do câncer é uma ótima aliada já que, inibe a formação de células cancerígenas, retarda o crescimento do tumor e também aumenta a eficácia do tratamento.

Além desses alimentos, existem outros que também fazem bem para a saúde e previnem o Câncer de Mama como açafrão, gengibre e alfafa. Além de adicionar esses alimentos à sua dieta, faça uma reeducação alimentar. Coma mais frutas e legumes e evite alimentos ricos em gordura trans e altamente calóricos.

Conhece outros alimentos que podem ajudar na prevenção do câncer? Comente aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *