Compre pelo WhatsApp

Principais motivos da alergia de pele e como tratar

Principais motivos da alergia de pele e como tratar - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - alergias na pele o que e o que causa e como tratar
É difícil encontrar uma pessoa que nunca teve uma alergia ou irritação na pele. Essas manifestações alérgicas podem acontecer por diversos motivos e é exatamente sobre isso que vamos conversar.

A maioria das pessoas não sabem, de fato, o que causam alergias no seu corpo. Seja de pele, respiratória ou outras, o fato é que o nosso corpo muda e, mesmo quem faz testes de alergia para descobrir tudo que pode ou não, depois de algum tempo pode ser surpreendido. 

O primeiro passo é entender que alergia é uma espécie de defesa do seu próprio organismo. Quando o seu sistema imunológico identifica contato com alguma situação de ameaça para você, ele se manifesta com a liberação de substâncias que causam reações na sua pele, por exemplo. 

Agora que já entendemos o que são alergias e como elas funcionam, vamos descobrir quais são os principais motivos de alergia na pele.

3 principais alergias na pele

Sendo bem generalista, vamos separar os tipos de alergias na pele em três grupos. Na prática e nos estudos mais profundos podemos observar que são muitas possibilidades. 

1- Alergia alimentar – ela acontece quando você ingere um alimento que o seu organismo reconhece como ameaça. Existem diversos ingredientes que podem causar alergia e você pode descobrir com testes ou na reação propriamente dita. As reações são as mais diversas possíveis. Em alguns casos podem dar coceira, vermelhidão, bolhas, inchaço e outros sintomas. 

2- Alergia de contato – esse tipo de alergia é relacionado ao que toca na sua pele como roupas, objetos, acessórios, etc. Existem alguns casos de alergia a algum tipo de tecido, plástico, metal e outros. Para descobrir, também é possível fazer o teste de alergia ou, acompanhado de um especialista, observar sua rotina e realizar alguns testes no dia a dia.

3- Picada de inseto – esse tipo é um pouco mais fácil de ser identificada, pois, ser picado por um inseto geralmente é perceptível e não faz muito parte da nossa rotina. As reações também podem ser as mais diversas possíveis, inclusive além das alergias na pele. 

Com esses três tipos que separamos para você, já dá para perceber como é imprevisível e também como cada corpo pode reagir de uma forma, em diferentes momentos e situações. 

alergia de pele

Como tratar alergia na pele?

Essa é uma pergunta comum para quem é alérgico ou conhece alguém que seja. A dica da Life Medicamentos é que você procure um médico alergista para que ele faça todos os testes e te entregue um resultado preciso.

Existem diferentes testes de alergia e de acordo com o que você quiser descobrir, o alergista vai poder te mostrar o que deve ser evitado, o que deve ser retirado da sua rotina ou até mesmo substituído. 

Cuidado com a automedicação! É comum comprar antialérgicos em drogarias, mas é importante que este seja recomendado por um médico e que sirva para tratar o seu problema. 

Existem alguns medicamentos naturais que também podem fazer efeito em alguns casos. Vale a pena pesquisar e conversar com seu médico sobre a possibilidade. 

O tratamento de alergias de pele atópicas são um pouco mais complexas e precisam de acompanhamento contínuo. A palavra “atópica” quer dizer: “Conjunto de afecções alérgicas caracterizadas por influência hereditária, e que inclui asma, eczema e febre-do-feno.” – Dicionário Online de Português. 

Dependendo do que for e dos quadros apresentados, é possível que as doenças e alergias atópicas, não tenham cura, mas sim um tratamento adequado para proporcionar qualidade de vida para o paciente. 

Agora que você já entendeu tudo sobre alergias de pele, precisa ficar atento aos sinais do seu corpo. Observe as mensagens que ele envia e anote para não esquecer. 

Não deixe de procurar o seu médico dermatologista, ele vai poder te ajudar e orientar o que precisa ser feito. 
Cuide, hidrate e ame o maior órgão do seu corpo: a pele! Na nossa loja virtual temos uma categoria especial com vários produtos para cuidar da sua pele. Clique aqui e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *