Compre pelo WhatsApp

7 primeiros sintomas de diabete

7 primeiros sintomas de diabete - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - diabetes wide
A diabete é uma das principais doenças do Brasil. Se você não sabe como ela funciona e quais os sinais o seu corpo pode apresentar, continue nesse artigo e tire todas as suas dúvidas.

O primeiro ponto de tudo é entender como o seu corpo deveria funcionar corretamente para só depois disso entender o que é a doença. Vamos nessa?

Nosso organismo tem um super-poder de filtrar substâncias que ingerimos e dizer o que é bom ou ruim. O que é bom ele absorve e o que é ruim ele destrói ou elimina.

Cada órgão tem sua função e sua forma peculiar de agir. O pâncreas, um órgão que fica localizado no abdómen, tem como uma das suas responsabilidades liberar a insulina, que é um hormônio que absorve e utiliza corretamente o açúcar dos alimentos.

Quando o pâncreas não libera ou produz pouca quantidade de insulina, o açúcar não é absorvido e fica com altas taxas no organismo, o que causa irregularidades em outros órgãos e sistemas.

Essa irregularidade é chamada de diabetes mellitus, popularmente conhecida como diabetes.

CONHEÇA OS TIPOS DE DIABETES

diabete

Essa doença possui duas variações: tipo 1 e tipo 2. Vamos entender:

Diabetes Tipo 1 (DM1): o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina e mantém um alto nível de açúcar no sangue que é chamado de hiperglicemia. 

Diabetes Tipo 2 (DM2): o pâncreas produz insulina insuficiente e além disso o próprio organismo cria uma resistência à ela. Isso faz com que o nível de açúcar também se mantenha alto. 

O tipo 1 causa mais efeitos no corpo, por isso geralmente é identificado rapidamente. Já o tipo 2 é mais silencioso e pode ser descoberto depois de muito tempo já atuando no organismo.

SINAIS DA DIABETES

Agora que já entendemos como a doença age, precisamos entender os sinais que o nosso corpo nos dá para ficarmos sempre atentos. Vamos listar os 10 primeiros sintomas:

1) Mau hálito: um cheiro forte e incontrolável que não passa mesmo estando com a higiene bucal em dia. Muitos alegam sentir um cheiro de acetona ou algo parecido.

2) Urinar toda hora: essa é uma causa muito comum e que pode sim ser um sinal do seu corpo avisando que tem algo errado. Repare se você tem vontade de urinar toda hora bebendo água regularmente. 

3) Muita sede: este pode ser outro sintoma de alerta. Vale a pena reparar se quando você toma água você continua com sede ou consegue se saciar. 

4) Perda de peso: outro sintoma aparente em alguns pacientes pode ser a perda de peso. Em alguns relatos o paciente diz que não faz nenhuma dieta ou restrição e mesmo assim começa a emagrecer.

5) Cicatrização lenta: repare em todos machucadinhos ou arranhões do seu corpo e veja como eles se cicatrizam. Em alguns casos pode acontecer uma demora fora do comum na cicatrização. Isso pode ser sinal de diabete. 

6) Vista embaçada: se sua vista começa a ficar turva sem nenhuma explicação, vale a pena procurar uma farmácia e medir sua glicose para ver se está tudo bem. Procure um médico e faça novos exames.

7) Cansaço: fadiga excessiva e cansaço com pequenos esforços podem também ser sinais de diabetes. Fique atento!

COMO PREVENIR A DIABETES

7 primeiros sintomas de diabete - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - diabetes o que e

Existe uma série de medidas que podem ser tomadas como forma de prevenção da diabetes. A doença é silenciosa e por isso precisamos ficar atentos. Vamos listar algumas abaixo:

– Alimentação saudável;

– Evitar bebidas alcoólicas e cigarro;

– Prática de exercícios físicos;

O acompanhamento com o seu médico para a realização de exames de rotina é uma medida fundamental para prevenção. Isso ajuda a identificar qualquer irregularidade no organismo e já indica o que precisa ser feito.

O teste de glicose é muito indicado para avaliação rápida sobre o nível de açúcar no sangue. Mas não retira a necessidade de consultar um médico especialista para exames mais aprofundados e um acompanhamento próximo. 

A doença é perigosa, pode avançar e causar várias situações não confortáveis para o paciente. O diagnóstico antecipado e o tratamento com medicação e dieta são fundamentais. 

O paciente diabético pode viver uma vida normal, desde que siga todas as recomendações médicas indicadas para o seu caso.

Confira na Life Medicamentos nossos medicamentos antidiabéticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *