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6 dicas para controle do Diabetes

dicas para controle do diabetes

Apesar de ser uma doença bastante comum, muitos pacientes ainda enfrentam dificuldade no controle do diabetes. Isso vale, principalmente, para os mais novos, como crianças e adolescentes, que precisam da ajuda dos pais (ou responsáveis) para isso.

E, como informação, nesses momentos, é fundamental, criamos aqui neste texto um conteúdo para tirar as principais dúvidas sobre a doença e dar dicas de como ajudar no controle. Confira!

O que é Diabetes?

O diabetes é uma doença crônica e que não tem cura, mas tem controle. A causa principal é o elevado teor de açúcar na corrente sanguínea que pode ser provocado por dois motivos:

  • redução da capacidade de metabolizar o açúcar com o avançar da idade;
  • doença autoimune na qual o sistema de defesa ataca o pâncreas.

No primeiro caso, temos o diabetes tipo 2 e no segundo caso, o tipo 1, mais comum em jovens e adultos.

Como manter o controle do Diabetes?

É possível sim controlar a doença com uma mudança de hábitos e seguindo as orientações médicas. Vejamos abaixo.

1. Coma menos, mas com maior frequência

Essa é uma boa tática para evitar o pico de insulina (se há muita insulina, há muito açúcar para ser metabolizado) na corrente sanguínea. Comer pouco, porém, com maior frequência é uma ótima estratégia. Coma de 3 em 3 horas e facilite o trabalho para o seu corpo.

2. Aprenda a contar carboidratos

Quem tem diabetes precisa fazer um tipo de dieta e saber quanto de carboidrato (açúcar) você está ingerindo sempre que come é fundamental.

Para isso, você pode encontrar tabelas na internet ou ainda aplicativos próprios para essa função como o Diabetes:M (em inglês) e o Contagem de Carboidratos da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes). 

3. Beba bastante água

Essa é uma dica que vale para qualquer pessoa, mas para quem tem diabetes ela é ainda mais importante.

Isso porque quanto mais bebemos água, mais urinamos e parte do açúcar na corrente sanguínea vai embora com a urina. 

4. Faça algum exercício físico

O exercício ajuda a metabolizar os carboidratos já que, para que o corpo se movimente, os açúcares devem ser transformados em fontes de energia. Assim, quanto mais você se exercita, mais ajuda a manter o controle do Diabetes.

Escolha algo que você goste de fazer, como dança, natação, corrida, caminhada, treino funcional ou qualquer outra coisa que tenha afinidade. Tenha também o cuidado para não se exercitar demais e ficar com hipoglicemia.

5. Cuidado com a bebida alcoólica

Quem tem Diabetes pode tomar bebida alcoólica, só precisa fazer isso com um certo cuidado. Por exemplo, beber de barriga vazia pode levar rapidamente à hipoglicemia. Sendo assim, a melhor opção é comer e beber ao mesmo tempo.

6. Tome os medicamentos

Tomar os medicamentos de acordo com a prescrição médica é fundamental. Eles ajudam a manter os níveis de glicose no sangue o mais próximo possível do normal.

Para cada tipo de Diabetes é necessário um tipo de medicamento. Por exemplo, para quem tem o Tipo 1, tomar insulina todos os dias é necessário já que há uma queda na produção desse hormônio.

Já para os pacientes que possuem o Tipo 2 tem o mesmo objetivo, mas em vez de ser injetável, são comprimidos como a metformina, glimepirida e outros.

Seguir essas dicas é de grande importância para manter o controle do Diabetes e viver com maior qualidade de vida. Seguindo a orientação médica e tendo uma rotina mais saudável é possível conviver com a doença sem grandes problemas. 

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