Compre pelo WhatsApp

5 maneiras de prevenir o câncer de pulmão

5 maneiras de prevenir o câncer de pulmão - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - pasted image 0 1

Você sabia que o câncer de pulmão é o segundo mais comum no Brasil? Isso não acontece por acaso, há vários fatores que aumentam as chances de incidência desse mal na população.

Alguns desses fatores são: vício em cigarro, exposição química no trabalho e uma má alimentação, o que reduz a imunidade e proteção natural do corpo.

O que é o câncer de pulmão?

O câncer de pulmão é uma doença grave caracterizada pela presença de sintomas como tosse, rouquidão, dificuldade em respirar e emagrecimento.

Apesar da gravidade, o câncer de pulmão tem cura quando identificado precocemente, e o seu tratamento, que pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, podendo durar meses ou anos.

Os sintomas do câncer normalmente só aparecem quando a doença já está em uma fase mais avançada, o que pode atrasar o diagnóstico e início do tratamento.

Seu tratamento normalmente varia de acordo com o tipo de câncer, sua classificação, tamanho do tumor, presença de metástases e estado geral de saúde.

câncer de pulmão
(Pulmão saudável à esquerda e pulmão prejudicado pelo tabagismo à direita)

5 maneiras de prevenir o câncer de pulmão

O câncer de pulmão possui cura, mas há maneiras de evitá-lo. Confira abaixo 5 maneiras para prevenir o desenvolvimento do câncer de pulmão:

1- Não fume. A melhor maneira de reduzir o risco de câncer de pulmão é não fumar e evitar a exposição à fumaça do cigarro. Se você parar de fumar antes de desenvolver um câncer, seu pulmão gradualmente se reparará.

2- Evitar ao  máximo se expor a elementos cancerígenas, como o arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio e alguns outros.

3- Infecções pulmonares frequentes e viver em um ambiente com ar muito poluído pode provocar ou acelerar o desenvolvimento do câncer. Procure um médico para obter as orientações e tratamentos necessários.

4- A deficiência ou excesso de vitamina A pode causar danos ao pulmão. A vitamina A tem ação inibitória na proliferação de vários vírus. Sua deficiência está usualmente relacionada com aumento de risco de infecção. 

5- Vacine-se. Os microrganismos (fungos, bactérias e vírus) não estão diretamente ligados ao desenvolvimento do câncer de pulmão, mas podem prejudicar o sistema imunológico, deixando-o mais frágil.

Como diagnosticar o câncer de pulmão

O diagnóstico do câncer no pulmão é feito por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, histórico de saúde e familiar e resultados de exames de imagem, principalmente radiografia do tórax, em que pode ser observada a presença do tumor. Além disso, pode ser solicitada a realização de tomografia computadorizada e biópsia do tecido pulmonar, em alguns casos.

Uma vez obtida a confirmação da doença, é feito o estadiamento, que avalia o estádio de evolução, ou seja, verifica se a doença está restrita ao pulmão ou disseminada por outros órgãos.

Mesmo quando o câncer de pulmão apresenta sintomas em sua fase inicial, muitos pacientes podem confundi-los com outros problemas, como infecções ou efeitos provocados pelo tabagismo de longa data, o que pode, lamentavelmente, retardar o diagnóstico.

É recomendado o rastreio para câncer de pulmão para pessoas de 55 a 74 anos com história de tabagismo maior ou igual a 30 maços/ano, incluindo aqueles que pararam de fumar em até 15 anos. É feito com tomografia de tórax anual.

O principal benefício do rastreamento é a diminuição da chance de morte  por câncer de pulmão. Se você é fumante, você deve se informar sobre o risco de câncer de pulmão e participar de um programa de cessação de tabagismo.

5 maneiras de prevenir o câncer de pulmão - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - d3geWmV M lPEO1GoLGCnh4ut9RVQiaRPi0gf7YBNIwONeErqy25bbYmyNIe1uqsDetfED7jW11mt0ThiuGgsUlr4ps6P4SBv9uqPm9yhDHXfxy lekOy7D4QHV2
Tumor maligno identificado no pulmão

Apesar de existirem outras formas de se desenvolver, em 90% dos casos, o câncer de pulmão é causado pelo tabagismo. Busque ajuda com um médico especializado e diminua as chances de desenvolver o câncer de pulmão.

Não deixe um vício tirar seu último suspiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *