Compre pelo WhatsApp

3 sintomas de problema na tireoide e como tratar

Tireoide

Muitas pessoas desconhecem a causa e a importância de cuidar da tireoide. Neste artigo, você vai descobrir por que é tão importante conhecer a sua função e cuidar bem dessa pequena glândula do corpo humano.

Entenda o que é a tireoide

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). 

Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins.

Interfere também no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. 

É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

3 sintomas de problema na tireoide e como tratar - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - MvFbxNPy4ML14c03dAnf9kRgw0j6QxZXVgNHvaELE4xfiUWJoSY4s yaQnRynF354Vku1HPMEeYY7vjaueYjl 8EhPS0yyqvg8FjaxDivIT0MlFvjEqREa Mfr6EA1g7n4NgocCe
(Glândula tireoide)

3 sintomas de problema na tireoide e como tratar

Existem alguns sintomas que devemos atentar, pois podem indicar problemas ou alterações no funcionamento da sua glândula tireoide, como:

1. Desconforto na garganta e no pescoço. A glândula da tireoide está localizada no pescoço, portanto, se você sentir dor, desconforto ou nódulos no pescoço, isso pode indicar alterações na tireoide, o que pode interferir em seu funcionamento saudável.

2. Dificuldade de concentração e esquecimento. Sentir que está constantemente com a cabeça fora do lugar, tendo muitas vezes dificuldades de concentração ou esquecimentos constantes, pode ser um sintoma de alterações no funcionamento da tireoide, podendo a falta de concentração ser um sinal de hipertireoidismo e o esquecimento um sinal de hipotireoidismo.

3. Palpitações e pressão alta. As palpitações que fazem por vezes sentir a pulsação no pescoço e pulso, podem ser um sintoma que indica que a tireoide não está funcionando como deveria. Além disso, a hipertensão pode ser outro sintoma, especialmente se os exercícios e a dieta alimentar não aliviar, o hipotireoidismo também pode levar ao aumento dos níveis de colesterol ruim no corpo.

Como tratamento de problemas da tireoide, como inflamação ou alterações da tireóide, utiliza-se o  uso de medicamentos que regulam a função da tireoide ou a cirurgia para remover as glândulas, requer terapia de reposição hormonal por toda vida.

Qual médico e exame para avaliar a tireoide

Assim que notar qualquer alteração relacionada à tireoide, é importante ir ao clínico geral ou endocrinologista para que sejam feitos exames de diagnóstico.

Na grande maioria das vezes os nódulos encontrados são benignos, entretanto, quando são detectados, devem ser investigados pelo médico com exames mais precisos como dosagens de hormônios no sangue, ultrassom, cintilografia ou biópsia, por exemplo.

3 sintomas de problema na tireoide e como tratar - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - dqCgztswENgz9lEKt00L54mKac9 PDxEXJAWnEuqTFwybgw8T7 RcsFN0kcmzDAx9 u RFasqI9LsowpGjpz3cmTTuyI Bo9uP8AFUW6HRJvua r33M0RvWJKBtwefBvue bINgS
(Exame de tireoide)

Para identificar uma possível alteração na tireoide, é possível fazer o autoexame em sua própria casa. Basta um copo d’água e um espelho. Confira:

Incline sua cabeça levemente para trás e beba água observando o movimento de deglutição da tireoide. Caso identifique alguma anomalia, consulte-se com um médico especializado. O autoexame pode ser repetido enquanto houver dúvidas.

3 sintomas de problema na tireoide e como tratar - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - Q16aGIwNfP97DwD0AeZ2pmRONfFJMIwaDu5BZ6zLEz1yTjpahlp77sfOk5xLZzdsWtrPz52j04G0YS47CNdqaT3eWJP 7te4mc5nnoQTDHF8T8Ocf4EdOZ91ctGECFo S11gTwyn

Alimentos que ajudam a regular a tireoide

Existem alimentos que podem regular a tireoide e ajudar a equilibrar seu organismo.

Sal iodado ou marinho. O iodo é essencial para o funcionamento da tireoide e este nutriente pode ser facilmente obtido por meio da alimentação, fazendo uso do sal iodado.

3 sintomas de problema na tireoide e como tratar - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - LKpRzRYjrDFHnDPdPG9s eVDs 76 uhikquWgM2Ee08yCK AqitOdcQDNSiGEXVPwubQS pGqfEwl1eRjF4PdpXMYVUiy4OIsVQueNSiHdEqVbthh9s5Ow3KdBft0wF GBZP1lV0

Castanhas. O selênio, facilmente obtido por meio das oleaginosas, também tem seu papel na produção de TSH (hormônio tireoestimulante).

3 sintomas de problema na tireoide e como tratar - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - fd9DaUJ R29BOhOAdLnHSjYf4FDswN ffb0VZvx1bC6o1NPEp5Jeag GTtriwF nJcEIlxGbam3h7xWldcNvh5g64l2XVGHqSi qtcXDSteN5mxkm8RJDiuBkWWOBfpyC wOCi5

Peixes de água salgada, mariscos e algas. Uma ótima fonte para obter iodo, caso você tenha de restringir o sal de sua dieta, por algum motivo de saúde. 

3 sintomas de problema na tireoide e como tratar - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - 7ZmI4E9KenB5bXZcekqI 6uVrOU9FGkPGzxJx8Yxlb sU0TdXoOvOFZzhif 4o 9Uw XGpaSBxzrpCw33I7BC4E7oYaYP0QjZxVQmXlL pHELnCYwNlGL4XsuhrdnFTtn9iENAs

Mas não exagere, o excesso de iodo também pode levar ao hipertireoidismo, quando tudo no corpo funciona mais rápido: o metabolismo, o coração e até o pensamento, levando à fuga de ideias e nervosismo.

Cuide bem da tireoide e viva em equilíbrio e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *