Compre pelo WhatsApp

27 de Julho: Dia do Pediatra

Dia do Pediatra

No dia  27 de julho é comemorado o Dia do Pediatra, um profissional de extrema importância. Afinal de contas, o que seriam das nossas crianças e adolescentes sem ele? Existem muitas patologias e síndromes típicas desse período da vida e o pediatra é o primeiro especialista que você deve consultar nesses casos.

Um desses problemas é a deficiência do hormônio do crescimento. Nesses casos um medicamento bastante utilizado é o Hormotrop, substância feita à base de somatropina (hormônio do crescimento), também conhecido como GH. 

Vejamos um pouco mais sobre essa patologia e a importância do pediatra para um tratamento eficaz!

Como é a formação do pediatra?

O pediatra faz o curso de medicina completo como qualquer outro médico e depois, realiza uma especialização em pediatria que pode ser uma residência ou uma pós-graduação. A residência dura, no mínimo, 2 anos e o profissional pode se subespecializar depois em problemas específicos infantis.

Quais as principais doenças da infância e adolescência?

Existem algumas patologias que acometem principalmente crianças e adolescentes e que são tratadas pelos pediatras. Por exemplo, doenças comuns como sarampo e catapora que costuma atingir essa faixa etária, especialmente as crianças que não foram vacinadas.

Além dessas patologias que surgem e são logo resolvidas, existem também aquelas que são crônicas. Isso quer dizer que são doenças que devem ser controladas pelo resto da vida. Normalmente, são de ordem genética como é o caso dos distúrbios do crescimento, mais precisamente da deficiência do hormônio do crescimento.

O que é a deficiência do hormônio do crescimento?

Como o próprio nome já diz, a patologia é o resultado de uma baixa síntese de somatropina pela hipófise que pode ou não vir acompanhada de outros problemas. A criança já pode nascer com o problema ou ele pode se desenvolver a qualquer momento durante a infância.

Não só o crescimento do corpo da criança fica prejudicado como também o crescimento dos dentes. As partes crescem perfeitamente proporcionais, mas em comparação a uma criança com a síntese normal do hormônio, quem tem o problema encontra-se 2 anos “atrasada”. Isso quer dizer que uma criança de 6 anos com a deficiência, vai parecer que tem 4 anos.

Como é feito o diagnóstico?

Primeiro, é realizada uma avaliação clínica, com exame físico e investigação do histórico da criança e também dos parentes mais próximos como pais e avós. Depois, é realizado um exame de imagem e exames de sangue para saber os níveis de substâncias como IGF-1 e IGF-3. 

Também podem ser avaliados outros hormônios produzidos pela hipófise e outros problemas que podem estar associados a esse distúrbio.

Como é realizado o tratamento?

Um dos tratamentos utilizados é com o uso do medicamento Hormotrop. Ele possui a somatropina fabricada em laboratório e idêntica àquela fabricada pelo corpo humano. Sendo assim, o uso de medicamento consegue suprir a quantidade de hormônio que não é produzida.

A dose a ser tomada é calculada com base no peso ou na área de superfície corporal. Com o passar do tempo ela é ajustada de acordo com a resposta do próprio corpo. O ideal é que seja administrada por via subcutânea e de preferência à noite, momento em que há uma boa produção e absorção de GH pelo organismo.

É claro que a dosagem será de acordo com a recomendação do pediatra e você deve seguir todas elas. Será necessário realizar exames periódicos, mas com o passar do tempo e com os bons resultados da medicação, esses exames já não serão tão frequentes, pois a doença se estabiliza em um ponto considerado ideal.

Por esse e por tantos outros cuidados o Dia do Pediatra é de grande importância. Ele consegue nos lembrar sobre a relevância desse profissional não só na vida de crianças e adolescentes, mas principalmente na dos pais.

Quer mais informação sobre diversas patologias, como prevení-las e como tratá-las? Então, acesse o nosso blog e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 4 =