Compre pelo WhatsApp

15 alimentos que precisam ter na sua dieta Low Carb

15 alimentos que precisam ter na sua dieta Low Carb - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - 1572465640 1
Uma das dietas mais famosas e mais faladas nos últimos tempos é a Low Carb. Mas já adiantamos que ela não é modinha e sim baseada em estudos sérios e quando realizada corretamente, com acompanhamento de um profissional, pode ter resultados incríveis. Acompanhe este conteúdo e conheça mais sobre!

A dieta Low Carb já deixa clara em seu próprio nome que a ideia é reduzir o consumo de carboidrato para gerar déficit calórico e você perder peso de uma maneira saudável e com acompanhamento.

Carboidratos são açúcares presentes não só no pão, bolo ou macarrão como em frutas, legumes e verduras. Isso não significa que você deva cortar verduras, legumes ou frutas da alimentação, mas escolher consumir o que tenha menos carboidrato.

Confira 15 alimentos que podem fazer parte da sua dieta Low Carb:

Carnes (bovina, suína, aves, peixes), ovos de todos os tipos, brócolis, couve-flor, acelga, tomate cereja, couve, chia, linhaça, manteiga, creme de leite, queijos (cottage, coalho, cream cheese, gorgonzola, prato, parmesão), óleo de coco e azeite de oliva.

15 alimentos que precisam ter na sua dieta Low Carb - Life medicamentos | Farmácia online de medicamentos especiais - Banner produto

Quando consumimos alimentos ricos em carboidratos, ocorre o aumento da glicose e da insulina basal, que pode levar a uma reserva robusta do nutriente e, consequentemente, ao aumento de gordura corporal. Sendo assim, ao consumir menos carboidrato, a produção de insulina diminui, levando ao emagrecimento.

O que é dieta Low Carb

A dieta Low Carb é um estilo de alimentação onde se diminui a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, o que reduz a quantidade de insulina liberada e aumenta o gasto de energia, além de promoverem a sensação de saciedade.

O objetivo é tirar as maiores fontes de calorias do prato. Na cultura gastronômica brasileira, os carboidratos são os macronutrientes que mais consumimos todos os dias. É importante lembrar que não só os grãos ou farinhas possuem carboidratos, por isso é importante seu nutricionista te apresentar um cardápio com as melhores possibilidades para adaptar na sua rotina.

Em uma alimentação considerada “normal” pela maioria das pessoas, 50 a 60% das calorias vêm dos carboidratos. Já com a dieta low carb a porcentagem é de 40% ou menos. Os alimentos devem ser consumidos na sua forma natural, evitando-se alimentos processados industrialmente, com açúcar ou glúten, porque, além de não fazerem parte da dieta, podem causar mau funcionamento dos órgãos e provocar doenças crônicas como a diabetes. 

Por isso, é importante dar preferência a gorduras boas como o azeite ou o óleo de coco e também frutas, vegetais e castanhas, que são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais.

low carb

Para que serve dieta Low Carb?

A dieta é especialmente indicada para tratamento da obesidade e diabetes, mas também para hipertensão, doenças cardíacas, redução de gordura corporal, colesterol e triglicérides altos.

Mas atenção, quando se corta o carboidrato sem a devida orientação e acompanhamento de um nutricionista, o organismo pode reagir mal, alguns sintomas como: cansaço físico e mental, queda de energia e rendimento, esquecimento, deficiência de minerais e vitaminas, tremores, dores no corpo, queda do sistema imunológico e viroses são alguns sinais.

A orientação do Ministério da Saúde é que essa dieta, ou qualquer outra que corte carboidrato, deve ser cuidadosa e devidamente prescrita e acompanhada.

A dieta low carb pode ser uma boa opção na prevenção e no tratamento do diabetes tipo 2. Com a baixa ingestão de carboidratos com alto índice glicêmico, a liberação de insulina é reduzida.

Os carboidratos com baixo índice glicêmico, geralmente, são encontrados em alimentos ricos em fibras, que contribuem para uma maior saciedade. Consequentemente, a pessoa sente menos fome, favorecendo o gasto da energia já acumulada no organismo na forma de gordura.

O ideal é que a quantidade de carboidratos seja ajustada de acordo com a necessidade de emagrecimento e com a evolução de cada pessoa.

Gostou do conteúdo? Aqui no site da Life temos vários produtos que podem te auxiliar no processo de emagrecimento. Visite nossa loja virtual, compartilhe com os amigos e aproveite as promoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *